O aumento da inadimplência entre os consumidores brasileiros se tornou uma preocupação crescente. Em Bento Gonçalves, os dados revelam um crescimento alarmante no número de devedores em comparação com a pesquisa anterior. Essa tendência não apenas reflete as dificuldades financeiras enfrentadas por muitos cidadãos, mas também levanta questões sobre o impacto no comércio local e na economia da cidade.


Cerca de 87% dos brasileiros estão confiantes que conseguirão pagar suas contas neste ano, segundo a pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box. Sendo que, 9 a cada 10 pessoas já estão se programando para pagar suas dívidas.


Segundo os dados apresentados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bento Gonçalves, a inadimplência teve aumento de 14,95% no valor das dívidas pendentes na cidade. Essas dívidas dão se pelo aumento da inflação, imprevistos familiares, problemas de saúde ou até mesmo, o aumento de produtos essenciais e alugueis.


Bento Gonçalves fechou o ano de 2024 com 27 mil CPF´s registrados com pendências financeiras, seja de crédito, cheque sem fundo e ou protesto. Essa situação resulta em um índice preocupante de 28,6% de pessoas do universo de consumidores aptos a comprar, conforme apontado pelo Presidente do Sindilojas, Daniel Amadio.

número de devedores preocupa e comércio sente o impacto


Uma análise realizada pelo Sindilojas, observou-se que 33% das pessoas com renda presumida estão na faixa de R$ 1.401,00 a R$ 2.000,00. Já aqueles que recebem entre R$ 2.001,00 e R$ 3.000,00 representam 14% desse grupo. Um dado interessante é que, entre os negativados, apenas 5% possuem uma renda superior a R$ 12.000,00, o que é surpreendente, considerando que essa é uma faixa de renda considerada alta. Sendo destes, 44% do sexo masculino, e 42% do sexo feminino.Os índices tendem a se alterarem mensalmente, pois se considera a evolução ou decréscimo do total de inadimplentes. Os dados de janeiro de 2025 ainda não foram apurados.


De acordo com a gerente de uma loja de materiais elétricos e hidráulicos, Andrieli Nicolini, os números de clientes inadimplentes chegam a ser cerca de 300 pessoas. A loja trabalha em parceria com o CDL. “Juntamos com nosso sistema da loja, acompanhamos o pagamento caso não tenha sido efetuado e fazemos a cobrança pelo menos 5x. Após isso é encaminhado ao SPC e o mesmo fica gravado em nosso sistema como devedor”, frisa.


O Sindicato dos lojistas do Comércio (Sindilojas) não oferece serviços de negociação para clientes inadimplentes. Em vez disso, ele notifica as empresas sobre a situação de negativação, e cabe ao devedor comparecer pessoalmente à empresa credora para buscar uma solução.


O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) tem como objetivo ajudar as empresas na concessão de créditos, oferecendo renegociação tanto para consumidores quanto para empresas, facilitando realização de negócios. Por meio do site ou aplicativo do SPC é possível, através do CPF, verificar se o nome está negativado ou não, havendo várias dicas de negociação.

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