Garantir um atendimento humanizado e de qualidade para gestantes tem sido uma das prioridades do Governo Municipal de Bento Gonçalves. O reflexo desse compromisso se traduz nos números expressivos do Centro de Referência Materno Infantil (CRMI), que realiza uma média de 300 atendimentos semanais e entre 1.200 e 1.500 ao mês, beneficiando gestantes de Bento e outros 23 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde.
Atualmente, o CRMI tem o cadastro ativo de 870 gestantes, consolidando-se como referência para gestação de alto risco na região do Basalto e Vinhedos. No espaço, as futuras mamães contam não apenas com consultas médicas especializadas, mas também com um atendimento multidisciplinar, que inclui nutricionista, psicóloga, enfermeiras e assistente social.
Bento Gonçalves no ranking das melhores cidades em pré-natal
O empenho contínuo para garantir cuidado integral às gestantes levou Bento Gonçalves a ocupar a 9ª posição nacional no ranking das cidades com melhor acesso ao atendimento pré-natal, superando municípios como Lajeado. O levantamento foi realizado pelo Datasus/Ranking de Competitividade dos Municípios (CLP) e divulgado nesta semana.
A médica obstetra e coordenadora médica Paula C. Pertile ressalta a importância do pré-natal não apenas como um acompanhamento de rotina, mas como um instrumento essencial para a segurança da gestação e do parto. “O pré-natal é mais do que um simples acompanhamento de rotina. Ele é essencial para a detecção precoce de fatores de risco que possam impactar o curso da gestação, como hipertensão, diabetes gestacional, infecções ou problemas com o crescimento fetal. Além disso, permite orientações sobre alimentação, hábitos saudáveis, sinais de alerta e orientações sobre o parto e puerpério, impactando diretamente na segurança e no bem-estar da mãe e do recém-nascido”, explica.
Já a enfermeira Tassiane Duarte de Oliveira, que atua no CRMI, destaca o caráter integral e exclusivo do atendimento às gestantes. “As gestantes do materno são atendidas na sua integralidade, com atendimentos obstétricos, realização de exames complementares, consultas com equipe multiprofissional (enfermagem, nutricionista, assistente social, psicologia) e um atendimento exclusivo, voltado às demandas individuais de cada paciente. Além disso, em alguns meses do ano são realizados grupos de gestantes, com orientações sobre os mais diversos assuntos relacionados à gestação e ao bebê que está por vir”, enfatiza.
Secretária de Saúde reforça importância do acompanhamento pré-natal
A secretária municipal de Saúde, Daiane Piuco, também ressaltou a relevância do trabalho realizado pelo CRMI, destacando que a prevenção e a orientação às gestantes fazem toda a diferença na saúde da mãe e do bebê. “O pré-natal é essencial para garantir que a mulher e o bebê tenham uma gestação e um parto saudáveis e sem complicações. O acompanhamento, além de prevenir e diagnosticar precocemente doenças e problemas que podem se agravar, também orienta a mulher sobre temas importantes referentes à maternidade. Esse destaque que Bento Gonçalves alcançou é mérito das equipes que reforçam a Política Integral à Saúde da Mulher, garantindo atendimento humanizado e qualificado em todas as fases da vida”, diz.
Serviço e atendimento no CRMI
O Centro de Referência Materno Infantil está localizado na Avenida Dr. Antônio Casagrande, nº 228, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
As gestantes podem agendar consultas e exames pelo telefone (54) 3055-8555.
Com um atendimento cada vez mais estruturado e humanizado, o CRMI reforça o compromisso de cuidar das futuras mães e de seus bebês, garantindo que cada gestação seja acompanhada com segurança, qualidade e respeito.