No Diário Oficial do Município de Bento Gonçalves desta quarta-feira, 24 de agosto, foi comunicado a abertura de licitação para a aquisição de três bafômetros passivos. O novo objeto, que possui homologação do Inmetro, visa realizar o teste de álcool no organismo de forma quase instantânea, muito mais célere que o equipamento padrão já utilizado na cidade, o bafômetro ativo.

O pedido veio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG), que também é a pasta responsável pelas operações da Balada Segura na Capital Nacional do Vinho. O novo material, que busca renovar e ampliar o patrimônio público de Bento, no que tange as multas de trânsito, custará R$ 12.325,00 por cada um. Sendo três aquisições, o valor total da licitação fica em R$ 36.975,00.  

Fotos: Naressi e Tânia Rego

O certame ocorrerá por meio de sessão virtual do pregão eletrônico. O ato será realizado no dia 28 de setembro deste ano, às 13h30min. Propostas e documentos deverão ser enviados até esse período, para que tudo seja analisado antes da formalização do pagamento antecipado pelo material permanente.

O aparelho passivo

O bafômetro passivo foi criado como um instrumento que agiliza nas abordagens a condutores de automóveis no Brasil. Os testes ocorrem sem a necessidade de as pessoas assoprarem o item, e mesmo assim, o resultado é quase instantâneo. O aparelho começou a ganhar destaque no fim de 2019, quando algumas regiões do país começaram a testar.

À esquerda o aparelho passivo e à direita o ativo, mais usual

Foto: José Carlos Schaeffer

Aqui no Estado, em Porto Alegre, os funcionários da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já utilizaram o novo bafômetro, em outubro do ano passado, para testar sua eficácia. A detecção de álcool ocorre apenas pelo ar e, caso o motorista esteja embriagado, o equipamento emite uma luz e indicação no visor. Tudo ocorre em segundos, enquanto no aparelho ativo, a pessoa precisava descer do carro, soprar o item e esperar um tempo até o resultado.

Apesar da agilidade, caso o dispositivo acuse embriaguez, é necessário que os agentes de trânsito utilizem o ativo para confirmar os números etílicos no organismo. Apesar de sensível ao álcool, o item não reage a cetonas ou hidrocarbonetos, conforme explica o texto do edital da Prefeitura de Bento Gonçalves.   

Luzes e volumes etílicos:

  • Luz verde: Zero álcool por ar expelido;
  • Luz amarela: De zero a 0,29 ml de álcool por litro de ar expelido;
  • Luz vermelha: Acima de 0,30 ml/l.