A Reserva Biológica Dárvin João Geremia, localizada em Bento Gonçalves, segue como um importante espaço de preservação da mata nativa, contando com o monitoramento contínuo das equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM). O local abriga uma rica biodiversidade, sendo constantemente estudado para garantir sua conservação e a manutenção da vida animal e vegetal.

Na última semana, a reserva foi palco de um estudo conduzido pelos acadêmicos de Biologia Eduardo Silveira Lemes, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Bruno Balotin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os pesquisadores realizaram levantamentos sobre os líquens e os mosquitos presentes na região, com o objetivo de identificar as espécies existentes e avaliar a qualidade ambiental do local.

Segundo Lemes, os resultados iniciais impressionaram, especialmente pela diversidade encontrada. “No estudo dos líquens, coletamos mais de 100 espécimes, incluindo algumas raras. Isso é um indicativo de boa qualidade ambiental e demonstra que a reserva está cumprindo seu papel na manutenção do microclima da região. Encontrar uma espécie típica de áreas extensas de preservação em um ambiente urbano é algo surpreendente”, relata.

Balotin reforça a relevância dessas pesquisas para a compreensão da biodiversidade. “Todas as espécies têm seu papel fundamental no ecossistema. A grande presença de líquens reflete diretamente na qualidade do ar, tornando essas pesquisas muito promissoras para a avaliação ambiental”, destaca.

A coordenadora do Setor de Educação Ambiental, Caroline Todeschini Lazzarotto, ressalta a importância da reserva para o ensino e conscientização da população sobre a biodiversidade. “A proteção da biodiversidade é um dos temas que trabalhamos com escolas, e a reserva biológica é um instrumento precioso para apresentarmos esses aspectos para crianças, acadêmicos e toda a comunidade de Bento Gonçalves. O espaço está aberto para receber alunos, pesquisadores e visitantes interessados em conhecer e estudar a riqueza natural que ele abriga”, afirma.

Para aqueles que desejam solicitar projetos do Setor de Educação Ambiental, é possível entrar em contato pelo e-mail meioambiente@bentogoncalves.rs.gov.br. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 3055-7214.