O evento contou com a presença do medalhista olímpico em Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima
No domingo, 2 de fevereiro, o atleta bento-gonçalvense Daniel Valiatti, 48 anos, participou do 10º Desafio Rota do Vinho, em Bituruna (PR), cidade conhecida como a Capital Paranaense do Vinho. A prova de corrida reúne trajetos de 16 km, 5km e revezamentos. Valiatti participou do percurso de 16km, que contou com terrenos de asfalto, trilhas, estradas de chão e calçamento, que cortam o município de Bituruna e passam pela Rota Turística do Vinho.
No geral, Valiatti terminou na 7º colocação e em 1º lugar na categoria de idade 45 a 49 anos. Ele relata como foi a participação. “Desafiei meus limites e passei por lindas paisagens, incluindo parreirais e quatro vinícolas. O evento iniciou no sábado, com distribuição de polenta com queijo e salame aos atletas, à noite jantar de massas. No domingo, às 5h, foi servido aos corredores um café colonial completo; a largada foi às 7h. Estavam inscritos 1.200 atletas”, conta.
A prova, contou com a ilustre presença do ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Valiatti detalha como foi competir ao lado de um dos maiores corredores brasileiros. “Ele esteve presente nos dois dias de evento, muito simpático e humilde. Tirou fotos com todos; e ainda participou diretamente, prestando apoio, incentivando e correndo junto”, pontua.