O jovem atleta Bernardo Gottardo Perin, treinado pelo mestre Volnei Zago (faixa preta, 5º Dan), representa Bento Gonçalves no Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que acontece até domingo, 14, em Aracaju, Sergipe. Perin disputa na categoria infantil, até 30kg, faixa colorida.

Segundo o mestre Volnei Zago, a competição reúne os melhores atletas do país, com rígido processo de classificação. “Para lutar nesse campeonato, só pode um representante por categoria, que foi definido em seletiva anterior”, explica.

Com 25 anos dedicados ao taekwondo em Bento Gonçalves, Zago acumula conquistas como atleta e treinador. “Eu dou aula aqui em Bento já fazem 25 anos. Nesse período formei várias faixas pretas, tive atletas campeões em níveis estadual, nacional e internacional, pessoal que já foi integrante da seleção gaúcha. Eu também já fiz parte. Tenho toda uma bagagem de técnico e atleta, fui vencedor dos três níveis também”, relembra.

Durante a pandemia, Zago precisou encerrar temporariamente as atividades de sua academia, que antes funcionava no Clube Botafogo. Hoje, ele comemora a retomada do trabalho em um novo espaço, localizado próximo à Caixa Federal. “A intenção é recomeçar e colocar de novo Bento Gonçalves como referência no taekwondo, como já tivemos destaque no Estado e no Brasil, em uma modalidade que é olímpica e de alto nível competitivo”, afirma.

O calendário segue movimentado para o grupo. Em outubro, está prevista a seletiva para a Copa do Brasil, que ocorre no dia 11, em Serafina Corrêa. “Ainda vou levar mais alunos para essa seletiva. A Copa do Brasil acontece a cada ano em um estado, assim como o Brasileiro. Já levei atletas para várias cidades, até para Brasília. Este ano, a Copa do Brasil será em Porto Alegre, em novembro”, destaca Zago.