Hélen Spadari disputou o cenário nacional da Cross Country e conseguiu classificação para disputa internacional
A bento-gonçalvense Hélen Spadari conseguiu uma classificação inédita em sua carreira e, igualmente, de grande peso para o cenário do atletismo nacional. Ela correu neste último final de semana, no dia 13 de março, a Copa Brasil de Cross Country, pela categoria adulto feminina, que reúne as melhores atletas do esporte de cada estado do Brasil. A corrida aconteceu na serra do Espírito Santo e valia classificação para o Pan-Americano, que será disputado agora no fim de março.
Anteriormente a essa corrida, houve a etapa classificatória em cada região do país. Hélen precisou correr ao lado de atletas olímpicas, por 10 quilômetros, para chegar em quarto lugar e garantir a vaga para o nacional. Ela mesma configurou essa fase passada como “muito competitiva”. Na sequência, ela também garantiu sua passagem para a competição internacional, após chegar entre as cinco melhores no domingo.
A disputa nacional
Agora, nessa recente parte disputada da Copa Brasil, a jovem de 24 anos definiu que o nível estava ainda mais elevado que a classificatória Sul, pois estavam reunidas todas as melhores colocadas do Brasil. “Várias atletas, não só na categoria adulto, mas em outras também, não completaram a prova. Estava muito calor, muito abafado e algumas não conseguiram manter o ritmo até o final, passaram mal”, lembra.
Apesar dos desafios ao longo dos 10 quilômetros corridos, Hélen comenta que conseguiu o seu objetivo, que era a classificação para o Pan-Americano e Sul-Americano, nos quais teve êxito ao chegar em quarta colocada. “O objetivo era ficar entre as seis, buscar a seleção brasileira e saí daqui com o dever cumprido para a próxima etapa”, pontua.
Essa será a primeira vez em que a bento-gonçalvense representará a seleção brasileira adulta de atletismo. “Foi minha primeira participação na Cross, na categoria adulta, e já estar participando da seleção é um grande feito pra mim. Com certeza é a prova que meu trabalho está sendo bem realizado e estou colhendo bons frutos”, pondera. A quarta colocação veio após, aproximadamente 38 minutos de prova, em que conseguiu abrir a distância de um minuto para a quinta colocada.
Correndo no Pan-Americano
A próxima corrida de Hélen já tem data marcada e acontece no dia 27 de março, no mesmo local da classificatória brasileira. Agora, as corredoras competirão em um cenário internacional, onde múltiplas atletas buscam o próximo passo, o mundial.
A versão mundial da Copa de Atletismo foi remarcada e acontecerá somente em 2023, mas existem possiblidades dessa próxima disputa definir aqueles que irão à elite do atletismo. Portanto, a bento-gonçalvense já se prepara para o desafio e diz que “o objetivo é representar bem o Brasil e fazer uma boa prova. Vamos brigar e buscar o pódio sempre”, define.
Fotos: Divulgação