Samanta Kélly Menoncin Pierozan sagrou-se campeã na categoria geral feminina. A prova durou 12 horas iniciando às 19h do sábado, 9, e se estendendo até às 7h do domingo, 10 de dezembro
Nos dias 9 e 10 de dezembro, ocorreu a Ultramaratona 12 Horas Cidade dos Anjos, realizada no parque da Fenamilho, em Santo Angelo. Onde, na ocasião, a bento-gonçalvense Samanta Kélly Menoncin Pierozan conquistou o lugar mais alto do pódio na classificação geral feminina da prova, com um total de 111 km percorridos em 12 horas de competição.
A prova reuniu competidores de todas as regiões do Estado e do Brasil. Em um circuito de 1km, os atletas tiveram o desafio de completar o maior número de voltas durante as 12 horas de prova, que teve seu início às 19h do sábado e se estendeu até às 7h do domingo.
Samanta obteve destaque na prova na categoria feminina, a bento-gonçalvense conseguiu somar 109 voltas no percurso, totalizando 111 km percorridos, com sete voltas a mais que a segunda colocada. A ultramaratonista obteve o melhor desempenho entre as atletas e faturou o primeiro lugar no pódio da competição. “A sensação é de satisfação e gratidão. Satisfação pela realização bem-sucedida frente a o que estava disposta a fazer, tendo como base todo o preparo e treinamento prévio, e, gratidão a todas as pessoas que me dão suporte a uma conquista como essa – equipe de apoio (marido, filho e tia), que ficaram acordados durante as 12h, dando todo o suporte de hidratação, alimentação, bem como demonstração de apoio e força”, expressa.
O seu treinador Arthur Moraes Costa, faz toda a sua planificação de treinos e é o seu grande incentivador no esporte. “À preparação, foi tranquilo, uma vez que mantendo uma rotina de treinamento, aliado à alimentação, além de cuidados mais específicos que possuo durante o ano todo, como osteopatia, podologia e suplementação. Meu maior desafio foi superar o calorão, pois mesmo sendo uma prova noturna, a temperatura estava bem alta. Numa situação como essa, os cuidados com a hidratação redobram”, ressaltou Samanta.
Para a ultramaratonista, motivação e foco fazem parte da sua. “Disciplina e persistência nos levam ao lugar em que queremos chegar. Acredito que grandes resultados não vêm da motivação, mas, sim, do compromisso com a consistência, pois quando a gente se compromete a fazer algo e o faz, e gera consistência, isso gera motivação”, pontuou.
Esse tipo de prova exige do atleta disposição física e mental, mas a estratégia não pode ser esquecida. Devido a isso, Samanta montou um plano para se manter confortável do início ao fim da prova. “Como a prova era em um circuito em que cada volta tinha pouquinho a mais de um quilômetro, tomei a seguinte decisão: correr cinco voltas sem parar, no ritmo que fosse confortável para mim naquele momento, e, ao final das cinco voltas, eu deveria fazer uma parada rápida, de até cinco minutos, para a hidratação, suplementação e alimentação. Para isso, meu filho cronometrava o tempo da parada, o qual variou entre dois e quatro minutos. Nesse meio tempo, minha tia e esposo davam-me o restante do suporte”, reiterou.