Neste sábado, 30, ele encara a etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross, que acontece em Alegrete

O jovem piloto bento-gonçalvense Francisco Milesi voltou a se destacar no motociclismo gaúcho. No sábado, 23, ele conquistou o primeiro lugar na 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Enduro FIM 2025, realizada na cidade de Marau, competindo na categoria Cadete Pro com sua moto de 65 cilindradas, isto é, ele está como líder na categoria, que tem mais duas etapas nas próximas semanas, em Coqueiro Baixo, no dia 27 de setembro e Progresso, no dia 8 de novembro.
O evento é supervisionado pela Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e promovido todos os anos pela Associação Gaúcha de Pilotos de Enduro (AGPE). A competição segue as regras e regulamentos estabelecidos pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM), que organiza e padroniza as provas de enduro em todo o mundo.
A competição reuniu dezenas de pilotos de todo o estado e reforçou a força da categoria Kids, que tem atraído cada vez mais jovens para o esporte. Para Francisco, além da vitória, o momento também foi de confraternização. “Foi muito legal poder competir com meus amigos do Trail Clube Bento Gonçalves (TCBG)”, destaca o piloto, que já volta o foco para o próximo desafio.
Neste sábado, 30, ele encara a etapa do Campeonato Gaúcho de Velocross, que acontece em Alegrete. Apesar da pouca idade, Francisco acumula conquistas expressivas e atualmente ocupa a vice-liderança do Campeonato Brasileiro de Velocross, resultado de uma rotina intensa de treinos e dedicação.

A modalidade:

O enduro é um desporto radical que combina diferentes disciplinas, principalmente o mountain bike, o motocross e a resistência, com o objetivo de testar a resistência física, as habilidades de pilotagem e o controle do veículo em percursos técnicos. As corridas de enduro são caracterizadas por etapas de descida cronometradas (as “etapas especiais”) e trechos de ligação, que exigem resistência para completar as transições e o tempo total da prova.