Como seria nossa cidade se, em 1967, não tivéssemos inovado e feito a 1ª. Fenavinho?
Como Bento Gonçalves seria hoje se nosso setor moveleiro não tivesse inovado com a 1ª. Mostra do Mobiliário, hoje Movelsul ?
Onde estaríamos sem a 1ª. FIMMA, 1ª. Expobento, a 1ª. Envase Brasil, a Fiema, entre várias outras?
Como estaria nossa cidade de não contasse com inúmeros voluntários e abnegados a construir um melhor futuro não tivessem pensado no todo e não somente em si próprios?
Teríamos construído um dos maiores centros de exposição e feiras do Brasil? Teríamos “plantado” o Vale dos Vinhedos, o Caminhos de Pedra?
Teríamos pensando em cidades inteligentes, criado um Bento+20 unindo 30 entidades/instituições do município e prefeitura municipal em prol do nosso futuro?
Teríamos iniciado e concretizado um CENTRO DE INOVAÇÃO regional aqui, denominado INOVABENTO?
Teríamos muitos expoentes pessoas físicas e empresas nos diversos setores como moveleiro, vinícola, metalúrgico, plástico, alimentício, máquinas, comércio, serviços, logística, etc?
Tudo isso e muitas outras situações foram construídas com a união da cidade e da região em prol de um futuro mais promissor. Isso diferencia nossa cidade, positivamente.
Quero afirmar que Bento Gonçalves foi uma ANTES da Fenavinho e uma DEPOIS DA FENAVINHO; uma antes da 1ª. Mostra do Mobiliário e uma depois e da Movelsul; uma antes da Fervi e depois da Fervi. Foi uma antes da união dos empresários no Centro da Indústria Fabril/CIC e outra depois. Uma antes do Vale dos Vinhedos, outra depois. Uma antes da Maria Fumaça, outra depois. Uma antes do Esportivo, outra depois. Muitos outros exemplos poderiam ser citados. Nossa cidade inova. Pode inovar mais.
Tenho certeza que foi uma antes do INOVABENTO e será outra depois.
Inovação gera emprego, gera renda, gera qualidade de vida, gera desconforto, gera mudança, gera “sair do quadrado”, impulsiona uma população à frente.
CIC, Movergs, prefeitura de Bento, UCS, IFRS e Bento+20 formam o comitê gestor do centro de inovação. A primeira página desse livro foi escrita com o surgimento da ideia no Bento+20; a segunda, com a realização prática do InovaBento liderada pelo CIC e acompanhada pelo comitê gestor; a terceira é semana que vem.
O Centro de Inovação Regional – InovaBento precisa de seu voto na CONSULTA POPULAR do governo do RS. Quando o projeto estiver aprovado, com o voto de todos, mais de 40 ações de inovação, com participação de startups, empresas, pessoas e entidades serão desenvolvidas em toda região. O momento é de inovação. Só a inovação vai sustentar nossa cidade e região.
O Bento+20, onde atualmente estou presidente, apoia totalmente essa ação juntamente com as entidades instituidoras desse Conselho Municipal. A região inteira está apoiando.
Vote Hub de Inovação Regional – InovaBento.
Site: www.vota.rs.gov.br
Data: 27.11 a 01.12.23
Participe você também e ajude a construir um futuro melhor para todos.
Pense nisso e sucesso.