O Pix, meio de pagamento preferido dos brasileiros, deve ganhar uma nova modalidade regulamentada nos próximos dias: o Pix Parcelado. A funcionalidade, que já é oferecida por alguns bancos sem padronização oficial, promete ser a maior inovação no sistema financeiro desde o lançamento do Pix em novembro de 2020.
Com o Pix Parcelado, consumidores poderão parcelar compras e transferências, mesmo sem possuir um cartão de crédito. A operação funcionará como uma linha de crédito pré-aprovada, disponibilizada pelo banco ou instituição financeira onde o cliente tem conta. Nessa modalidade, haverá cobrança de juros, conforme as condições definidas por cada instituição.
Além de ampliar o acesso ao crédito, o Pix Parcelado tende a beneficiar pequenos e médios lojistas, já que pode ter custos menores que as taxas cobradas por maquininhas de cartão. A expectativa é que o novo modelo ajude a impulsionar vendas, especialmente entre consumidores que não possuem cartão de crédito ou que estão com o limite comprometido.