O baixo estoque de bolsas de sangue no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), responsável pelo atendimento de 49 municípios da região, entre eles, Bento Gonçalves, acende o alerta para a situação que pode se agravar ainda mais, caso não hajam novas doações nas próximas semanas. De acordo com a instituição, dos oito tipos sanguíneos, apenas três estão com saldo considerado estável. Os demais apresentam escassez ou, como é o caso do tipo B-, não há mais bolsas disponíveis.
O período de férias, aliado a pandemia de coronavírus, afastou os doadores de sangue que costumeiramente realizavam suas doações. A expectativa é de que no sábado, 12, o estoque volte a receber novas bolsas, em razão da coleta do material. Conforme o Hemocs, desde o início da pandemia, as doações são realizadas somente por hora marcada. Para esta semana, até a sexta-feira, 11, ainda há horários disponíveis. Já no sábado, a lista está completa.
De todos os tipos sanguíneos, quatro estão em nível crítico (O+, O-, A+, B-), outros três são considerados em estado de estabilidade (B+, AB+, AB-) e apenas um em alerta (A-).
Para realizar a doação, interessados devem ter mais de 16 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. A orientação do Hemocs ainda é de que doadores evitem ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem o procedimento. A ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas também é proibida, bem como não ter fumado duas horas antes da doação.
Além disso, pessoas do sexo masculino podem realizar a doação a cada dois meses e feminino em intervalos mínimos de três meses. Apesar disso é necessário estar atento às orientações. Para homens, em um ano, é permitida a realização de quatro doações, enquanto para mulheres, o limite é de três.
Interessados em ser doador de sangue ou para quem já é e gostaria de realizar o procedimento no Hemocs de Caxias do Sul, o agendamento pode ser feito através do WhatsApp (54) 98418-8487 ou pelos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. O Hemocs atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h sem fechar ao meio-dia e, aos sábados, das 8h às 12h.