A chegada de uma nova frente fria ao Rio Grande do Sul deve provocar chuva na maior parte das regiões a partir desta quinta-feira, 22, acabando com a onda de calor e rompendo mesmo que brevemente com o bloqueio atmosférico associado a uma grande massa de ar seco e quente.
A partir de hoje, a frente começa a se mover para Norte como uma frente fria, já que vai estar sendo impulsionada por uma massa de ar frio avançando pela Argentina e o Uruguai. O sistema frontal traz chuva para todas as regiões gaúchas no decorrer do dia. Pode chover até o final da quinta ainda em setores do Oeste catarinense.
Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu claro e predomínio do sol. As temperaturas amenas pela manhã devem aumentar durante a tarde, podendo chegar aos 29ºC. A chuva deve ocorrer durante a tarde e à noite, com volumes que não devem passar dos 10 milímetros.
Na sexta-feira, 23, a chuva segue no Rio Grande do Sul. O cenário na região mostra aumento da nebulosidade e pancadas ao longo do dia. Os volumes previstos chegam a 45 milímetros. De acordo com a Metsul Meteorologia, as projeções de acumulados até o final de semana indicam grande variabilidade de volumes na atuação desta frente fria. Em muitos locais os volumes tendem a ser baixos, mas em diferentes pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná os volumes podem ser expressivos, com acumulados de 50 mm a 100 mm.