A autorização para o início das obras de construção da ponte Santa Bárbara foi assinada nesta quinta-feira, 3 de julho, quase dois anos após a antiga estrutura ser levada pelas enchentes de setembro de 2023. O documento, assinado pelo diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), foi encaminhado à empresa Vareda Engenharia, responsável pela execução do projeto.

A estrutura, que liga Bento Gonçalves à São Valentim do Sul, foi levada durante as enchentes de setembro de 2023, quando o Rio Taquari transbordou. Desde então, moradores enfrentam dificuldades de mobilidade.

A Casa Civil do Estado havia informado ao deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) que a autorização seria emitida até a sexta-feira anterior, dia 27 de junho. Embora com atraso de alguns dias, a assinatura nesta quinta-feira representa o avanço de um processo aguardado pela comunidade.

Segundo o cronograma previsto, após o início efetivo das obras, o prazo estimado para conclusão e entrega da ponte é de até seis meses.