A Prefeitura de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, anunciou a suspensão das aulas da rede municipal nesta sexta-feira (8) e na segunda-feira (11) por conta de um alerta de ataque. A medida, segundo o município, é preventiva e visa preservar alunos, professores e funcionários.

Em comunicado publicado nas redes sociais, o prefeito Gustavo Finck (PP) informou que as forças policiais acompanham e monitoram as atividades de um grupo que interage na “deep web”. As interações entre os membros indicariam a possibilidade de um ataque na cidade.

“Vamos avisar também as escolas estaduais e as particulares que também tomem essa medida de prevenção na sexta-feira e na segunda-feira”, declarou o prefeito. Apesar da orientação, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) afirmou que as aulas na rede estadual serão mantidas.

O município vizinho de Estância Velha, localizado a cerca de 15 minutos de Novo Hamburgo, também suspendeu as aulas da rede municipal de forma preventiva.

O alerta ocorre um mês após um ataque na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, na Região Norte do estado. No dia 8 de julho, um adolescente de 16 anos foi apreendido após matar uma criança e ferir outras duas pessoas.