Everson de Morais participará da competição que será realizada nos dias 9 a 12 de novembro, na baixada Santista, em São Paulo

O atleta bento-gonçalvense de Powerlifting, Everson de Morais, irá representar o município no maior evento da modalidade o Powerlifting Word Championship, que será realizado nos dias 9 a 12 de novembro, na Baixada Santista, em São Paulo.

O atleta garantiu sua classificação para o Mundial nos dias 16 e 17 de setembro, quando conquistou o segundo lugar no powerlifting (soma do agachamento, supino e terra), o primeiro lugar no push pull e melhor atleta da modalidade (soma do supino e terra) e também o primeiro lugar no levantamento de terra equipado. “Para essa classificação, fiz minha primeira competição em Porto Alegre na Copa Brasil. Em seguida, no campeonato Gaúcho GPA/IPO, quando me classifiquei para o brasileiro da GPA/IPO e também o Brasileiro da GPC. Como moro no Rio Grande do Sul, o Campeonato Estadual vale para a outra federação que eu pertenço. Então competi em Camboriú, no Brasileiro, e me classifiquei para o Mundial da GPC, que foi na Hungria. Por falta de verbas e patrocínio não fui competir, e logo em seguida veio o Brasileiro da GPA/IPO, no qual também me classifiquei para a competição, que neste ano o país sede é o Brasil”, explica.

Morais revela que competir em um evento tão grande e que conta com atletas de outros países é gratificante e desafiador. “Estou muito feliz e ansioso pelo campeonato. Essa competição conta com atletas de outros países e isso é sempre grandioso, lá veremos pesos absurdos, vibração e concentração de cada um, pois todo mundo quer vencer. Espero fazer nessa competição minhas maiores marcas”, expõe o atleta.

Vindo de um ano repleto de competições, o bento-gonçalvense vem de uma lesão. Mas ele acredita que essas dificuldades valerão a pena. “Venho competindo o ano inteiro, sou um dos atletas que foi praticamente em todas competições da federação. Então meu corpo está no limite, está cansado ao extremo. Estou voltando de uma lesão na posterior da coxa, minha fisioterapeuta está fazendo viável para melhorar o mais rápido possível porque eu não vou desistir de competir. Devido a isso, os treinos se tornaram mais cansativos. Neste momento isso são as piores dificuldades, mas essas não posso desistir, falta pouco”, diz.

Seu treino é feito com uma periodização, a cada treino ele possui um limite de séries e repetições a ser seguido. “Se conseguir trabalhar com as porcentagens corretas, descansar o suficiente e conseguir me alimentar corretamente meu desempenho melhora muito, sempre tenho que controlar meu peso para ficar na categoria correta. Para este momento preciso evitar distrações, ter pensamentos positivos e focar no que trabalhei o ano inteiro para chegar neste campeonato, para assim poder mostrar o melhor de mim no tablado”, revela de Morais.
O atleta possui diversos apoiadores na sua jornada no esporte, e um dos principais é Cesar Casarotto. “Meus treinos são montados por mim, mas tenho auxiliares que são treinadores ou ex-atletas, como por exemplo Ademir Leivas, ex-atleta com os melhores agachamento do Brasil; John Rodrigues, treinador e o nosso atleta de Bento Gonçalves, Cesar Casarotto, nossa referência com vários títulos mundiais no levantamento terra. Hoje, meu maior agradecimento sempre será ao Casarotto, cheguei até aqui no esporte por ele estar lá ao meu lado me motivando e me acompanhando a cada campeonato”, conta.

O atleta enfrenta a falta de verba necessária para participar da competição, mas felizmente conseguiu bater uma das metas que precisava para viajar ao Mundial. Ele necessitava de R$ 1.500, e com o apoio da comunidade obteve o valor necessário. “Felizmente consegui entrar no programa do Bolsa Atleta da nossa cidade, consegui apoio de suplementos. Mas como vou participar de uma competição internacional a inscrição será em dólar. Tenho gastos de hospedagem, passagem aérea, alimentação e tudo o que envolve o campeonato. Assim, fiz uma ‘vakinha’ online para ajudar nos custos e algumas empresas também deram um apoio”, conclui.