Reunião realizada nesta segunda-feira discutiu fiscalização, normas de segurança e orientação sobre circulação de animais em vias públicas
Um cachorro e seu tutor ficaram feridos após um ataque de cães de porte médio a grande, sem raça definida, na manhã deste sábado, 27, no centro de Bento Gonçalves. A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM).
O responsável pelos animais envolvidos foi localizado e autuado com multa administrativa. O cachorro atacado foi encaminhado para atendimento veterinário, enquanto o homem ferido recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Após o caso, foi realizada nesta segunda-feira, 29, uma reunião no âmbito do poder público municipal para tratar da fiscalização de animais considerados bravios em vias públicas. O encontro teve como foco ampliar ações de fiscalização e reforçar a conscientização da população sobre o cumprimento das normas de segurança e convivência em espaços públicos, como praças e parques.
A reunião ocorreu em razão do incidente registrado no sábado, 27. Participaram do encontro representantes do Executivo municipal, do Legislativo, da Procuradoria-Geral do Município, das secretarias de Segurança e de Meio Ambiente, além de integrantes da Brigada Militar, Exército, Patran, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
Em Bento Gonçalves, a Lei nº 229/2022 estabelece regras para a condução de cães considerados bravios em locais públicos, determinando o uso obrigatório de guia curta e focinheira, sob pena de multa em caso de descumprimento. Durante a reunião, também foram reforçadas orientações à população, como a condução dos animais por tutores maiores de idade e aptos, a preferência por horários e locais menos movimentados, a responsabilidade do tutor por eventuais danos e o respeito aos espaços públicos, incluindo a limpeza e o afastamento de áreas infantis.
Denúncias relacionadas a situações envolvendo animais podem ser feitas pelos telefones 162, 153 e 190. Nos próximos dias, equipes devem intensificar ações de orientação e fiscalização em praças do município.