A noite de sexta-feira, 18 de março, foi especial para a construção civil de Bento Gonçalves. Há exatos 20 anos, a Associação das Empresas da Construção Civil da Região dos Vinhedos (Ascon Vinhedos) era fundada. E para comemorar, foram reunidas mais de 100 pessoas entre integrantes da diretoria, ex-presidentes, fundadores, associados, autoridades e a imprensa na Casa de Pedra, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
A construção civil é hoje um dos mais importantes setores econômicos e de desenvolvimento na região, responsável por gerar emprego e renda a milhares de famílias. Grande responsável por criar ferramentas para a profissionalização de toda cadeia produtiva, a entidade contribuiu para a evolução das empresas que atuam nessa área, assim como sua adaptação às novas realidades do mercado.
O presidente da Ascon Vinhedos, Andrey Arcari, durante a festividade ressaltou a alegria de estar presidente nos 20 anos da entidade, mas não deixou de nominar as 14 pessoas que fundaram a entidade, assim como os 10 ex-presidentes. “Nesses 20 anos tivemos muitas conquistas e ações como cursos de capacitação de mão de obra, palestras técnicas, convênio com o Sinduscon-RS, a realização do Salão do Imóvel, do Censo Imobiliário, do Meeting da Construção, turmas do Aprendiz na Construção, Fórum de Segurança, entre outros, que resultaram em um grande crescimento e fortalecimento da entidade, tornando-se uma das associações mais representativas de Bento Gonçalves”, completou.
Para coordenar, representar e proteger as empresas do ramo da construção civil foi preciso que há 20 anos um grupo de 13 empresários do setor se reunisse e criasse a Ascon Vinhedos. Melhorar relacionamentos, estimular a formação técnica da mão de obra, além de promover estudos e pesquisas foram viabilizados para construir uma estrutura capaz de melhorar a qualidade e a produtividade da construção civil.
Durante essas duas décadas, dez nomes emprestaram seus conhecimentos para assumirem a presidência da entidade e junto com suas diretorias, dedicaram tempo e talento para o desenvolvimento de um setor que não para de crescer e que exige constante atualização. Junto com eles, a Ascon Vinhedos expandiu horizontes, ampliou serviços e muniu seus associados de conhecimento técnico, permitindo que cada empresa conquistasse seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Diego Panazzolo, ex-presidente e atual presidente do Conselho da Associação, expressou o orgulho de ter feito parte da história da entidade. “A Ascon Vinhedos foi criada por visionários, que enxergaram por meio da união as empresas ligadas ao setor da construção civil uma possibilidade de tornar essa cadeia cada vez mais forte, buscando sempre o benefício coletivo”, afirma.
Também presente ao evento, Ricardo Sessegolo, presidente do Sinduscon-RS, ressaltou o trabalho abnegado daqueles que estiveram à frente da entidade nas últimas duas décadas. “Destaco que a Ascon sempre esteve em busca da inovação, da procura pelo conhecimento”, enfatizou. Sessegolo também comentou sobre o atual momento. “Todos vivemos um momento de indignação e nós, empresários, temos que assumir nosso papel em prol do desenvolvimento do país”, argumentou.
O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, disse que a entidade é um setor gerador de emprego e desenvolvimento e também enfatizou a renovação dos empreendedores à frente da Ascon Vinhedos nos últimos anos. “Verificar que jovens estão assumindo o comando é importante para que consigam enxergar o desenvolvimento desta terra e desta região”.
Fundadores e ex-presidente da Ascon Vinhedos presentes no evento foram lembrados e homenageados pela grande contribuição pelo setor.
Ex-fundadores:
Alfredo Cousandier Filho
Alice Reginatto
Aurelino José Panazzolo
Cedamir Poletto
João Paulo Pompermayer (in memorian)
Jonis Scomazzon
Jorge Schramm
Nestor Arioli
Paulo Bertuol (in memorian)
Paulo Pompermayer
Pedro Reginatto
Renato Tosi
Rogério Sabbi
Silvino Grapiglia
Ex-presidentes:
Alfredo Cousandier Filho (1996-1997)
Nestor Arioli (1998-1999)
Silvino Grapiglia (2000-2001)
Aurelino José Panazzolo (2002-2003)
Cedamir Poletto (2004-2005)
Rogério Spiller (2006-2007)
Ricardo Signor (2008-2009)
Irani Raymondi (2010-2011)
Diogo Parisotto (2012-2013)
Diego Panazzolo (2014-2015)