Vocês já ouviram falar em alguém que plantou, colheu e comeu alguma jabuticaba vinda da mesma planta? Difícil, né?! A natureza, assim, nos mostra que tudo seu tempo e não podemos acelerar os processos.

Querer resultado sem esforço é incoerente. Não podemos forçar o tempo a andar depressa, é assim pra idade, pra estudos, pra relacionamentos. Tudo tem seu tempo. A dinâmica da vida nos mostra, desde a gestação, que quando a fruta está madura, ela cai do pé. Isso gera em torno de 9 meses. No caso de uma jabuticabeira, é bem mais. Não é nada instantâneo. Quem planta jabuticabeira, muitas vezes não colhe. Mas se não colher, alguém, depois, provavelmente colherá.

Assim é que podemos comparar a educação. Pode ser que não colhamos hoje, mas alguém colherá, se mantivermos viva a árvore. Isso é o que há de mais empático: plantamos para o outro, se colhermos é lucro.

Quem planta, cria laços com as pessoas do futuro. Se não houvesse quem plantasse jabuticabas, ninguém as comeria, já que elas levam mais de 10 anos pra começarem a dar os primeiros frutos.

Assim é a vida! Uma jabuticaba doce, mas que leva tempo para amadurecer. Não tem como pular etapas.
Por isso, não apresse as coisas. Você só vai ser criança por uns 12 anos, não mais. Use esse tempo ao seu favor, é ali que se constituem os valores para a vida. Aproveite para brincar no tapete com seu filho, deixe de lado o celular. Passeie ao ar livre, contemplando a natureza, ensine ao seu filho sobre as coisas que encontrar em seu caminho.

A era moderna faz com que nos esqueçamos da leveza do tempo a fim de não perdê-lo. Muitas vezes, a gente precisa entender que há tempo para as coisas brotarem e darem frutos e devemos saber esperar. Ensine isso aos seus filhos.

Mais especificamente as crianças cujos pais se queixam que não sabem esperar, isso é uma habilidade e precisa ser ensinada. No mundo dos clicks em que tudo se resolve rápido, a gente perde a noção do tempo.

Essa experiência pode começar em casa, fazendo um bolo e assando ou até mesmo plantando árvores no jardim. Aguardando uma consulta sem celular. Indo a pé a uma romaria. Ações que mostrem a importância de respeitar o tempo.

Embora muitos tenham plantado jabuticaba e nunca tenham comido, há aqueles que plantaram e deixaram para você comer. Aprenda com as jabuticabeiras!