Na segunda-feira, os árbitros bento-gonçalvenses Lucas do Nascimento; Fabio Costa; Matheus Wagner e Márcio Bombassaro estiveram presentes realizando os testes físicos e teóricos para a temporada que segue
A Comissão Estadual de Árbitros de Futebol (CEAF/RS) realizou na segunda-feira, 8 de janeiro, testes físicos e teóricos dos árbitros titulares e assistentes do interior, visando a temporada de 2024. Os testes físicos foram realizados pela manhã, na pista atlética da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, em Porto Alegre. No turno da tarde, ocorreu o teste teórico on-line no auditório da Federação Gaúcha de Futebol.
Quatro árbitros bento-gonçalvenses estiveram presentes, Lucas do Nascimento, Fabio Costa, Matheus Wagner e Márcio Bombassaro.
Neste ano foi apresentado o novo presidente da Comissão Estadual de Árbitros de Futebol, que acompanhou todos os trabalhos realizados pelos profissionais. Os testes são feitos para verificar a capacidade física e avaliar o conhecimento dos profissionais sobre o esporte. Para os árbitros passarem no teste físico, deveriam realizar seis corridas de 40 metros em até seis segundos e, em seguida.
O bento-gonçalvense, Márcio Bombassaro comenta que os testes foram bastante difíceis devido, principalmente, às altas temperaturas. “Foi um dos mais intensos que já fiz, muito disso é devido ao calor. Minha bateria fez o teste às 10h da manhã com uma temperatura aproximada de 32°C”, revela.
Depois de aprovados nos exames de aptidão física, eles foram ao plenário da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), onde realizaram uma prova teórica com perguntas sobre regras e atualizações, sobre futebol, em um teste com 20 questões mque deveriam ser respondidas num prazo de 40 minutos. A nota mínima aceitável era sete.
Para Diego Almeida Real, membro técnico da CEAF/RS, a preparação é de extrema importância. “Aqui, além de os árbitros se encontrarem e conversarem, podemos passar nossas ideias e debater com eles para que possamos ter uma arbitragem de excelência”, afirma.