Evento principal será no dia 16 de setembro, durante a Semana Farroupilha
No dia 19 de agosto, foi realizada a abertura oficial da Tertúlia Mestre com a apresentação dos trabalhos teóricos. Estavam presentes todas as turmas dividas em blocos de cinco, jurados convidados, membros da comunidade escolar, pais e direção.
De acordo com a diretora da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, Margarida Protto, este primeiro momento tem o intuito de dar embasamento científico e acadêmico aos temas e trabalhos apresentados pelos alunos. “É importante trazer não só uma construção artística, mas também teórica dos pontos pronunciados”, explica.
Com isso, os alunos terão uma justificativa teórica do tema apresentado, para entenderem como ele se encaixa dentro da cultura e das diversas áreas de conhecimento ligadas ao estado do Rio Grande do Sul. “O trabalho faz parte tanto da avaliação interna para complementar a nota dos alunos, como da avaliação para a escolha do vencedor da Tertúlia”, afirma.
Em 16 de setembro, as 25 turmas de alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara se apresentarão na edição deste ano. O evento, que inicia às 19h, no Ginásio Municipal de Esportes, terá várias apresentações sobre diversos temas da Cultura Gaúcha e faz parte da programação dos Festejos Farroupilhas 2022.
Segundo Margarida, a tertúlia começou como um evento dentro da escola, para marcar a Semana Farroupilha, com pequenas apresentações e confraternização. Depois se tornou um algo maior indo para o ginásio municipal, mas ainda apenas com a apresentação artística. “Nesse momento ele entrou como um evento oficial do município, fazendo parte do calendário dos festejos farroupilhas de Bento Gonçalves. Posteriormente, a partir de 2015, começamos com o formato de apresentação teórica e artística em dois momentos, engrandecendo ainda mais o evento”, comenta.
A atração, conforme a diretora, funciona não apenas para manter viva a cultura do estado e trazer ela para o ambiente escolar, mas também fazer uma discussão teórica e academia sobre os temas e a sua relação com as áreas de conhecimento escolares ligadas ao Rio Grande do Sul. “Importante citar e destacar o trabalho e esforço dos alunos e dos professores, assim como de toda comunidade escolar em torno do projeto, sem eles nada aconteceria e não teríamos esse grande evento, assim como o apoio do município de Bento Gonçalves através da lei de incentivo à cultura”, declara.
Os temas desse ano, assim como nos outros, circulam entre a formação do estado, as migrações e a constituição étnica da população, as guerras no nosso território, os imigrantes italianos, o desenvolvimento do município de Bento Gonçalves, a escravidão no estado do Rio Grande do Sul, a imagem e representação do gaúcho, a literatura no nosso estado, entre outros temas.
A diretora ressalta a importância deste evento, após dois anos de espera. “Temos grandes expectativas, pois os dois anos de pandemia impossibilitaram a sua realização, os alunos que hoje estão na escola, não chegaram a participar da última edição em 2019, então tudo é muito novo para as 25 turmas que se apresentarão em 2022”, finaliza.