Salcedo Grass Goulart, um aposentado de 81 anos, está prestes a realizar um feito notável ao se formar em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). A trajetória de Goulart, que começou em 2019 quando ele foi aprovado em primeiro lugar no curso, é uma história de determinação e superação.

Na época, ele realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de cursar medicina veterinária. Na oportunidade, conquistou o primeiro lugar ingressando por meio do Prouni.

Desde então, ele dedicou seis anos de sua vida ao curso, frequentando as aulas regularmente e enfrentando os desafios que a vida lhe impôs. A cerimônia de formatura está marcada para o dia 23 de agosto, e promete ser um evento emocionante, reunindo familiares e amigos que acompanharam sua jornada.

Por vários anos Goulart, trabalhou no setor gráfico em Santo Ângelo. Seu último trabalho antes da aposentadoria foi como funcionário do Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha.

A busca pelo conhecimento não é novidade na vida do idoso. Aos 50 anos, ele iniciou a faculdade de Direito, mas teve que interromper os estudos após a trágica perda de um de seus filhos. Recentemente, ele enfrentou mais um duro golpe com a morte de sua esposa, que faleceu pouco antes dele concluir o estágio curricular, vítima de um linfoma em estágio avançado.

Apesar das adversidades e da dor, Goulart permaneceu firme em seu propósito. Durante os quase sete anos de curso, ele não apenas lidou com a pandemia e as aulas virtuais, mas também superou problemas de saúde, como a cirurgia para tratar duas cataratas que afetaram sua visão.

A festa de formatura do aposentado promete ser um momento de celebração e reconhecimento. Estarão presentes seus filhos, netos e bisnetos, além de amigos que viram de perto sua determinação e resiliência. A história de morador de Farroupilha é um exemplo inspirador de que nunca é tarde para perseguir um sonho e que a força de vontade pode superar qualquer obstáculo.