Um grupo de pais de alunos que ainda aguardam uma definição sobre as vagas na rede Municipal de Ensino de Bento Gonçalves esteve reunido na tarde desta segunda-feira, 15, com representantes da Administração Municipal. O objetivo do encontro foi apresentar informações sobre a situação que vem se arrastando desde o ano passado, quando iniciou o período de matrículas.
Estiveram presentes no encontro, o prefeito em exercício, Amarildo Lucatteli, e a secretária de Educação, Adriane Zorzi. Durante a reunião, foram apresentados dados que apontam a matrícula de 12.184 alunos nas escolas municipais.
Segundo a prefeitura, está garantida a vaga para alunos, em idade obrigatória, que realizaram a inscrição e aos que vierem a realizar na segunda etapa de inscrições, que ocorrerá a partir desta segunda, 15. Outra informação que foi repassada é a de que vagas de creche, para crianças de zero a três anos e 11 meses, também serão ofertadas para todos aqueles que atendam aos critérios. Em caso de grande demanda, não está fora de cogitação a compra de vagas em escolas particulares.
Conforme a secretaria de Educação, cerca de 400 famílias ainda não encaminharam toda a documentação necessária para efetivar a matrícula. As mesmas devem encaminhar via WhatsApp (3055-7253 ou 7253) para que o processo tenha andamento.
O encontro foi realizado após uma manifestação em frente a sede da prefeitura municipal, onde cerca de 100 pessoas estiveram presentes, exigindo um posicionamento do governo municipal sobre a situação. Muitos pais questionavam a prefeitura sobre o cancelamento da compra de vagas em escolas particulares. Além disso, a dúvida que paira para a maioria dos afetados é sobre o local onde os filhos irão estudar este ano.
Outros apontamentos apresentados pela prefeitura durante o encontro
- As vagas são destinadas aos alunos que se enquadram nos critérios estabelecidos em decreto, e não conseguiram a vaga na rede municipal. Os critérios estabelecidos são zoneamento, deficiência e renda, vulnerabilidade (renda baixa), e renda até cinco salários-mínimos.
- Já para alunos em idade obrigatória, a partir da pré-escola (Jardim A) ao 9º ano do ensino médio, que não forem encaminhados para escolas públicas, serão encaminhados para escolas filantrópicas, a partir de parceria. A primeira lista de alunos já foi divulgada no link.
- A rede de ensino Municipal é qualificada e preparada para receber os novos alunos com a adaptação necessária. Para atender a demanda iniciará o atendimento em novas escolas nos bairros Zatt e São Roque, além da ampliação e várias escolas. Sendo cerca de 600 novas vagas.
- Em relação aos nomes que ainda não constam na lista de selecionados, informarmos que estão sendo realizados ajustes e os pais estão sendo comunicados e orientados quanto ao prosseguimento.
- As famílias que atendem todos os critérios já foram ou estão sendo comunicadas.
- Conforme informado aos pais, a SMED até a próxima sexta-feira (19) repassará o retorno sobre as inscrições com a documentação em dia. As comunicações serão realizadas exclusivamente nos canais oficiais do Município.