De acordo com direção do grupo de supermercados, novidade garante mais agilidade e privacidade aos consumidores
A Rede de Supermercados Apolo lançou o serviço de self-checkout (autoatendimento) na loja do Shopping Lamérica, em Bento Gonçalves, na quinta-feira, dia 15. O objetivo é otimizar o tempo e oferecer uma opção de compra mais prática aos clientes. A novidade já está disponível ao público.
Segundo informações disponibilizadas pelo supermercado, o sistema deve funcionar da seguinte forma. O cliente clica na tela do caixa automático e já começa a passar o código de barras dos produtos em um leitor tridimensional. À medida em que o produto vai sendo registrado, o consumidor precisa colocá-lo dentro da sacola, que fica presa a um suporte ao lado da máquina e que funciona como balança. Todos os produtos da loja tem o peso cadastrado e ao passar pelo leitor e colocar na sacola plástica, o equipamento faz automaticamente a conferência, proporcionando confiança ao sistema.
De acordo com o diretor do grupo Apolo, Antônio Longo, o serviço garante agilidade, privacidade e segurança aos consumidores. Na sua perspectiva, o movimento deve ganhar cada vez mais adeptos na Serra Gaúcha. “É uma nova realidade que veio para ficar. O autoatendimento revoluciona a relação do supermercado com o cliente, já que estabelece uma ligação mútua de confiança e praticidade, o que reforça nossa intenção de garantir o melhor serviço aos consumidores”, salienta.
A Super Apolo é a primeira rede de supermercados a implantar o autoatendimento na região. Em Porto Alegre, um grupo também está testando a novidade.
As máquinas de autoatendimento devem funcionar em paralelo aos caixas tradicionais, mas ainda terão as mesmas funções, com a possibilidade de validar estacionamento nas compras acima de R$ 40,00, e participar do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFE). “Certamente muitos consumidores vão perceber o ganho de tempo na operação, em breve outras lojas poderão oferecer o mesmo sistema”, aponta.
Ainda segundo Longo, a ideia não é que, no futuro, os terminais de autoatendimento substituam os caixas tradicionais. “As pessoas ainda tem a necessidade do contato, de ser atendidas no olho no olho, com um sorriso. É mais uma opção, mas nao é um modelo que vem para substituir os demais”, observa. Ele ainda comenta que na Europa e nos Estados Unidos, onde o modelo já está consolidado, a operação manual ainda é mantida.