Nesta segunda-feira ,25, teve início a aguardada campanha de vacinação contra a gripe em todo o estado do Rio Grande do Sul. Já nas primeiras horas da manhã, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital Nacional do Vinho já registram movimento. Nesta fase inicial, a vacina estará disponível exclusivamente para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. No total, foram destinadas ao estado 480 mil doses do imunizante, com o objetivo de proteger os segmentos mais vulneráveis da população.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a meta, neste ano, é imunizar mais de 43 mil pessoas durante o período de campanha que segue até 31 de maio.
A imunização pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, nas Unidades de Saúde. Lembrando que a sala de vacinas da Unidade Central, está localizada no Centro de Referência Materno Infantil. O horário é das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min.
Quem pode receber a vacina nesta Campanha
- Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
- Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
- Gestantes
- Puérperas
- Professores de todos os níveis
- Povos indígenas
- Populações Quilombolas
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.