Uma reunião com representantes do governo do RS deverá ocorrer para que lideranças da região apresentem dados que permitam a manutenção dos serviços que já estão em funcionamento
Até segunda ordem, Bento Gonçalves deverá acatar as novas restrições impostas pela mudança de bandeira no Distanciamento Controlado, divulgada no sábado, 13. A região da Serra Gaúcha passou da cor laranja, considerado nível médio, para a vermelha, chamada de alto risco de contágio do novo coronavírus. Neste domingo, 14, o prefeito Guilherme Pasin esteve reunido com o secretariado, integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus e representantes dos principais setores econômicos do município para apresentar as novas determinações do Governo do RS.
Pasin demonstrou contrariedade a modificação, apontando as ações realizadas nos últimos dias, além da redução dos casos ativos e o alcance de 85% de pacientes clinicamente curados. Na tentativa de buscar flexibilização das restrições mais rígidas provocadas pela mudança de status, uma reunião com representantes dos municípios integrantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) foi realizada para articular ações junto ao governo estadual. Até segunda ordem, as restrições impostas pela mudança de cor na bandeira deverão ser acatadas na cidade a partir de segunda-feira, 15.
Segundo Pasin, os representantes irão apresentar ao Governo os dados e as ações já realizadas que, segundo os prefeitos, possibilitam a manutenção de diversos serviços em funcionamento. Com a bandeira vermelha, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar e outros com redução significativa. “Os regramentos foram modificados na metade da semana, precisamos de tempo para reestruturar nossos serviços, conversar com a população. Temos dados que demonstram a evolução dos casos, com maior número de cura. Estamos incrementando leitos. Vamos seguir trabalhando nesta tarde”, afirma Pasin.
Há expectativa de uma reunião com o representantes do governo e com deputados da Assembleia Legislativa.
Foto: Emanuele Nicola