Proposta, de autoria do vereador Luiz Gromowski, foi aprovada por unanimidade
Somente uma matéria foi colocada em pauta na Ordem do Dia da Sessão Ordinária da última segunda-feira, 2 de outubro. O texto, aprovado por unanimidade de votos, denomina via pública a rua Vitor Inácio Kosowski.
A Sessão contou, ainda, com uma prestação de contas por parte do comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, capitão Gustavo Kist, que falou sobre a importância dos investimentos da comunidade na corporação e as vidas salvas pela equipe durante a enchente ocorrida nos rios das Antas e Taquari entre os dias 4 e 5 de setembro.
Vereador Petroli: a importância da inovação no setor público
O líder do MDB, vereador Agostinho Petroli, abordou a participação no 2º Fórum da Inovação, realizado na última semana pelo Inova Bento. “O empresariado está fazendo sua parte e nós, como entes públicos, o que estamos fazendo para entrar neste mundo da inovação, para melhor atender e facilitar a vida do cidadão no que diz respeito a prestação de serviços? Parece que Bento, no setor público, ainda não entrou nesse mundo”, frisou.
Conforme o vereador, o Sebrae possui um programa, chamado Cidade Empreendedora, e é necessário que Bento Gonçalves faça adesão. “A inovação no setor público é fundamental para enfrentarmos os desafios e melhorarmos a qualidade de vida da população. Temos que sair da caixinha, entender que não somos os donos da verdade, saber ouvir a sociedade e os críticos que levam os problemas que a população sofre. E assim buscar constantemente a participação do cidadão”, enfatizou.
Vereador Zanella: as mudanças no trânsito do Centro
O líder do Progressistas, vereador Anderson Zanella, ressaltou as mudanças no trânsito do quadrilátero central, no entorno da Igreja Santo Antônio. “Quero agradecer a cada uma das inúmeras pessoas que nos procuraram, que juntos mantivemos esta cobrança, que conseguimos sensibilizar a todos os envolvidos para termos de volta o trânsito da forma como era antes”, disse.
“Hoje foi um dia de reconhecimento da comunidade, de agradecimentos, mas esse trabalho não é meu, é de todos nós que conseguimos fazer com que o nosso dia a dia fique cada vez melhor. Às vezes são pequenos detalhes que nos trazem mais qualidade de vida. Desta forma, o trânsito flui muito melhor e, principalmente, com mais segurança”, destacou.
Vereador Duda Pompermayer: problemas na merenda escolas
O vereador Eduardo Pompermayer (Progressistas), salientou em sua manifestação um problema que ocorreu com a merenda em escolas municipais e estaduais. “Vou destacar aqui a municipal Maria Borges Frota, o CAIC, no Zatt, e a estadual Mestre Santa Bárbara, no Progresso. Acabou sendo noticiado na imprensa e caindo muito do peso destes problemas sobre as escolas e sobre as direções, mas todos sabem que elas já fazem muito com o pouco que tem. São poucos funcionários, pouco valorizados, muitas vezes mal remunerados e a escola sempre dá um jeito das coisas acontecerem e, quando ocorre algum problema todos caem sobre as escolas, mas eu acredito que não é delas a grande culpa e nem delas que tem que ser cobrado isso”, afirmou.
De acordo com ele, a cobrança deve recair sobre as mantenedoras dessas escolas, que são a Secretaria de Educação Municipal, a Estadual, a Coordenadoria da Educação. “Essas escolas talvez sejam as duas maiores da cidade, com mais de mil alunos, em três turnos. Ao invés de receberem mais atenção, mais funcionários, recebem o peso da culpa. Acho que antes de julgarmos temos que dar mais atenção e mais valor para esses funcionários”, comentou.
Vereador Biasi: o Dia do Idoso
O vereador do Progressistas, Edson Biasi, utilizou a tribuna, entre outros assuntos, para falar sobre o Dia Internacional e Nacional do Idoso. “Atualmente os idosos representam 14% da população brasileira, ou seja, 29 milhões de pessoas. Em 2030, o número de idosos deverá superar o de crianças e adolescentes entre zero e 14 anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde. Diante dessa realidade é preciso elaborar políticas públicas em atenção a este público”, comentou.
“É importante que os idosos de hoje e do futuro possam envelhecer de maneira saudável e ativa. A questão da aposentadoria também é uma das grandes preocupações, e amplia a desigualdade social, penalizando ainda mais os idosos, trabalhadores e a população mais pobre do país. A dificuldade em se aposentar gera instabilidade e preocupações”, afirmou Biasi, que finalizou: “Respeitar os idosos é tratar o próprio futuro com respeito”.
Vereador Idasir: falta de vagas nas creches
O vereador Idasir dos Santos (MDB) se dirigiu à tribuna para levar um assunto que não gostaria, mas que é necessário. “Meu gabinete tem sido muito procurado por mães que não estão conseguindo vagas para seus filhos em creches. Peço encarecidamente ao Poder Executivo que olhe com carinho, que promova uma medida para resolver isso. Não é só o problema da falta de vaga. A mãe pode até ficar com o filho em casa, mas não trabalhando, de onde vai vir o sustento?”, questionou.
“Estou aqui porque é um número grande, não são uma ou duas mães que, assim como me procuram, devem procurar os demais vereadores. Se não temos mais vagas, tem vagas para serem compradas nas escolas particulares. Vamos direcionar essas crianças e vamos permitir que essas mães voltem a trabalhar o mais rápido possível, porque sem renda não tem como sobreviver. Peço mais uma vez para olhar com carinho, resolver isso, porque o número de pessoas que está precisando é grande”, encerrou.