Interrupção no fornecimento de energia foi provocada por incêndio em subestação no Paraná e durou de oito minutos a duas horas e meia
Um apagão registrado na madrugada desta terça-feira, 14, afetou o fornecimento de energia elétrica em ao menos 17 estados e no Distrito Federal. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a falha, que teve início às 0h32min e atingiu os quatro subsistemas do país: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
De acordo com o governo federal, o problema foi causado por um incêndio em uma subestação localizada no Paraná. No Rio Grande do Sul, moradores de cidades do Litoral Norte, como Capão da Canoa, Xangri-lá, Maquiné e Terra de Areia, relataram interrupções no fornecimento de energia. Em Porto Alegre, também houve registros de queda, inclusive no Aeroporto Internacional Salgado Filho. No país, a duração da interrupção variou entre oito minutos e duas horas e meia, com o restabelecimento total na Região Sul concluído após cerca de duas horas e meia.
O apagão atingiu os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará, Amapá, Tocantins, além do Distrito Federal.
Foto: Sebastião Moreira/EFE