A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolheu lotes de medicamentos que têm como princípio ativo o paracetamol e a amoxilina.

A decisão suspende em todo o Brasil a distribuição e a comercialização do medicamento genérico “Paracetamol solução oral 200mg/mL”, lote 0130/16, fabricado pela Hipolabor Farmacêutica e com validade até março de 2018.

De acordo com a agência, o medicamento apresentou problemas em uma análise que foi realizada e teve “resultado insatisfatório no ensaio de análise de aspecto, por apresentar material sólido”.

Em nota, a farmacêutica informou que o lote já foi recolhido. “A empresa vai tomar as medidas necessárias para apurar se a alteração no aspectos do medicamento foi ocasionada por armazenamento em condições inadequadas.”

O medicamento Amoxil BD, da empresa Glaxosmithkline, nas concentrações 200 mg/5 ml e 400 mg/5 ml, também foi suspenso pela Anvisa.

Lembrando que o paracetamol é utilizado geralmente para a redução da dor e da febre em gripes. A amoxicilina é um antibiótico recomendado usualmente para infecções das vias respiratórias.