A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição do uso e da comercialização de alguns medidores de glicose que prometem funcionar sem agulhas. Os produtos, vendidos como alternativa para verificar os níveis de glicose, oxigênio e até a atividade cardíaca por meio de um anel, não possuem base científica que comprove sua eficácia.
A medida abrange a comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e o uso dos seguintes itens: Anel para Acupressão Glucomax; Glicomax; Glucomax; e Glucomax Pro.
De acordo com a Anvisa, nenhum desses dispositivos possui registro sanitário ou comprovação de eficácia. Ainda assim, eles vinham sendo ofertados em sites de compras online e divulgados em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. Em alguns anúncios, eram utilizadas imagens de pessoas famosas para atrair e enganar consumidores.
Risco à saúde
A agência reforça que produtos sem registro ou regularização não oferecem garantia de qualidade, segurança e eficácia, podendo representar sérios riscos à saúde. Por isso, não devem ser utilizados.