Escola Estadual Anselmo Piccoli envolveu turmas do 1º ao 5º ano do EF

Na tarde de quarta-feira, 18, ocorreu o encerramento das atividades do primeiro semestre na Escola Estadual de Ensino Fundamental Anselmo Luigi Piccoli. Para marcar a data, alunos, direção e professores, realizaram uma caminhada pela paz, percorrendo as ruas do bairro Cohab, entregando mensagens em alguns locais e sensibilizando moradores para que se tenha um ambiente tranquilo, feliz e agradável.

A caminhada intitulada “Trilhando pelos caminhos da Paz” contou com a participação de 150 alunos das turmas do primeiro ao quinto ano, além de professores e da direção. As crianças portavam cartazes com mensagens de paz e balões brancos.

A professora e coordenadora do núcleo Cipave da escola, Kelen Oliveira Garcia, explicou o projeto. “Procuramos desenvolver um ambiente escolar mais pacífico entre os alunos. Para isso, contamos com as famílias, para que a paz passe a estar na nossa rotina. É o que pretendemos com o projeto e essa caminhada faz parte disso, levar também para os arredores da nossa escola, para a comunidade esse espírito através das crianças”, conta.

A participação e envolvimento dos pequenos no projeto é comemorada por Kelen. “Eles se envolvem e se deixam levar pelas atividades. Demonstram isso diarimente, evitando conflitos, se entendendo entre eles, junto com a ajuda das professoras”, diz.
Durante o percurso, que durou cerca de 45min, as crianças realizaram várias paradas em alguns locais da comunidade do bairro Cohab, entre os quais a sede da Brigada Militar. Além disso, os alunos cantavam com empolgação uma paródia da música da “Dona Maria”, escrita nas aulas ministradas pela professora Karen De Toni e que falava da relação com a escola, colegas e respeito para um ambiente feliz.

A diretora, Tânia Regina Ducatti Sasso, descreveu o significado da ação realizada pelos alunos na comunidade. “Nossa escola tem uma cultura estabelecida dentro do projeto de gestão em realizar atividades voltadas para a cultura da paz, com círculos restaurativos, com a família, para termos uma escola harmoniosa, afim de que nossas crianças possam aprender da melhor forma. Essa é uma atividade encerra o semestre, e viemos confraternizar e convidar o bairro, para se engajarem nesse momento especial”, conta.