Em 2022, a educação de Bento Gonçalves inovou ao fazer uma parceria entre a EMTI São Roque São Roque, a Professora Nilza Côvolo Kratz e a UCS. Os alunos do Anos Finais do Ensino Fundamental passaram a usufruir da estrutura universitária no bloco B/J, em salas de aula, auditório, ginásio, laboratórios de informática, biologia e física com técnicos, e espaço da secretaria, tendo três refeições diárias, café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Uma nova jornada escolar iniciou, na manhã da quarta-feira , 22 de fevereiro, para os alunos dos sextos anos da EMTI São Roque/UCS. Além da biblioteca, eles conheceram os laboratórios de Geologia, Química, Biofísica e Biologia, matérias e assuntos que vão acompanhá-los até a término do Ensino Fundamental.

Neste percurso, abre-se um mundo de possibilidades que bate direto na emoção, como destaca a aluna Gabriela De Oliveira Bugs, do 6º ano, “tudo é muito grande. No ano passado nós já estivemos aqui conhecendo e estar aqui significa um momento de crescer”, conclui a estudante.

A professora de Ciências Lisiane De Souza ressalta que o momento está sendo de descobertas. “Eles vêm com muitas expectativas. O espaço é único. Para eles é tudo maravilhoso. É um universo diferente. A importância de conhecer esses espaços é ter uma visão do todo que tem aqui e para eles se sentirem estimulados a participarem destes espaços. Incentivamos o trabalho de busca do conhecimento e aqui tem muitas formas de conhecimento”, afirma.

A diretora Andreza Peruzzo coloca que “é fundamental os alunos terem esse primeiro contato com os espaços que vão ocupar, conhecer os ambientes, familiarizando-se com os equipamentos, entender como vão usar os materiais nos laboratórios, isso instiga a curiosidade. A utilização desses espaços da universidade oferece um mundo novo repleto de possibilidades para os alunos. Nos laboratórios têm um profissional técnico, responsável pelo laboratório, que prepara todo o material necessário e os professores da escola trabalham as habilidades da BNCC com os alunos. Cada aluno tem seu jaleco para uso exclusivo nos laboratórios, adquiridos pela escola através da verba da Autonomia Financeira” , ressalta.

Atualmente, a escola EMTI São Roque Professora Nilza Côvolo Kratz ocupa 16 salas de aula na UCS, atendendo 255 alunos do 6⁰ ao 9⁰ anos. As salas de aula são temáticas e os alunos trocam de ambiente. Nesse ano os alunos contarão com uma sala maker, projetada na UCS, em fase de finalização. A diretora Andreza salientou que “muitas oportunidades surgem aos alunos, como a palestra com integrantes da Orquestra da UCS sobre bossa nova, em março deste ano”.

Fotos: Jose Martim Estefanon