O raro evento só ocorrerá novamente no ano de 2161

Um alinhamento planetário ocorre quando vários planetas podem ser vistos simultaneamente da Terra. No último dia de fevereiro, 28, será possível visualizar os sete planetas do sistema solar.
O professor da Universidade de Caxias do Sul, Odilon Giovannini Junior, mestre em Astronomia e doutor em Ciências, explica que o evento ocorre quando os planetas aparecem formando uma linha imaginária no céu. “Como os planetas giram em torno do Sol com velocidades diferentes, o alinhamento ocorre quando as posições dos planetas vistos da Terra estão aparentemente próximas, pois, de fato, eles estão muito longe um dos outros”, explica o professor.

Embora alinhamentos planetários não sejam eventos tão raros, a oportunidade de observar os sete planetas ao mesmo tempo pode levar muitos séculos para ocorrer novamente. Os corpos celestes que poderão ser observados a olho nu são Saturno, Mercúrio, Vênus, Marte e Júpiter.
Giovannini explica também onde localizar os corpos celestes “Os planetas Saturno, Mercúrio e Vênus estarão bem baixos, próximos do horizonte, no lado oeste, na direção do poente. Júpiter, bem brilhante, estará na direção norte, uns 40 graus acima do horizonte, aproximadamente. Já Marte, também brilhante e com uma coloração avermelhada, estará na direção nordeste, uns 30 graus acima do horizonte. Para ver Saturno, Mercúrio e Vênus deve-se buscar um local com pouca luz artificial, sem a poluição luminosa da cidade, e com vista livre para o horizonte na direção oeste. Júpiter e Marte, por estarem brilhantes em relação às estrelas próximas, são mais fáceis de localizar”, finaliza o Astrônomo.
O próximo evento astronômico ocorrerá no dia 14 de março, e será um eclipse lunar visível em todo o Brasil.