A Secretaria de Segurança (Semseg), através da Guarda Civil Municipal (GCM) e Departamento Municipal de Trânsito (DMT) tem realizado diariamente o trabalho para garantir a segurança nas ruas do município através de ações preventivas, com ronda pelos bairros e também em praças.

O último ano tem sido de investimento e aporte na segurança pública, qualificando ainda mais os profissionais. Desde dezembro, as ruas de Bento Gonçalves estão com 26 novos guardas civis atuando. Ele se juntaram a outros 16 que já integravam o efetivo. Com isso, o município conta hoje, no total, com 42 agentes da GCM.

No último ano a GCM realizou 2255 abordagens, 396 averiguações, 2055 pontos base, 106 trabalhos de ordem voluntária, mais de 70 situações de apoio aos serviços do Samu, dentre outras ações. Os dois primeiros meses deste ano também foram de diversas atividades. Os agentes trabalharam em 1258 abordagens, 308 averiguações, 563 ações em pontos base, 90 atendimentos comunitários, 56 situações de apoio ao Samu, dentre outras ações.

O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) atendeu, de janeiro a dezembro, 1314 acidentes de trânsito com danos materiais, 2584 averiguações de trânsito, 5462 autos de infração e 846 operações da patrulha escolar. Os agentes realizaram ainda 498 fiscalizações.

Blitz educativa
No ano de 2022, o setor de educação para o Trânsito realizou inúmeras atividades, visando atender ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que determina a implantação da educação para o trânsito.

Ao longo do ano foram realizadas visitas às escolas do município para realização de palestras educativas, foram fiscalizadas vans escolares nas entradas e saídas dos educandários, visando orientar os condutores, verificando se estão na legislação para a realização do transporte escolar, dentre a realização de outras ações direcionadas para um trânsito para seguro. Somente no maio Amarelo, foram visitadas 15 escolas visitadas, sendo elas municipais, estaduais e particulares, atingindo 1.100 alunos e funcionários, tendo um total de 9 mil condutores abrangidos ao longo de todo o referido mês, que teve ações nas ruas com panfletagem.

Balada segura

A balada segura ocorre nas madrugadas e também têm sido importantes para a diminuição das infrações no trânsito, sendo que para cada operação se tem uma média de 90 veículos abordados. Em 2022 foram 25 operações da balada, com 217 pessoas sendo autuadas, 988 veículos abordados, e pelo menos 25 veículos sendo removidos do local. Nos dois primeiros meses deste ano, 570 veículos foram abordados, 136 autuados, além da realização de 554 testes de etilômetro, da autuação de 170 condutores, sendo que, pelo menos 106 foram autuados por embriaguez ao volante.
O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho comentou sobre o trabalho das forças de segurança. “Em cada ação realizada, seja na abordagem a um indivíduo, patrulhamento preventivo, entre outras, temos por meta garantir um trabalho de eficiência, e desta forma, zelar pela segurança dos nossos munícipes. Esses números demonstram a contribuição que os nossos agentes dão para a segurança pública”.
Ainda de acordo com o secretário as ações nas praças também são fundamentais e têm sido realizadas diariamente. “As nossas equipes atuam 24 horas por dia, sem parar, e estão sempre patrulhando as nossas praças, independente do horário. É um trabalho contínuo que é feito com muita responsabilidade e zelo”.
Câmeras de videomonitoramento
Ainda no último ano foram instaladas 30 novas câmeras de videomonitoramento em distintos locais do município, sendo 10 speed dome, 10 com leitores de placa e 10 fixas, com um investimento de cerca de R$ 192 mil. Hoje, no total, são 65 em funcionamento.

Câmeras corporais
Em 2022 os agentes da GCM e DMT também passaram a contar com câmeras corporais, utilizadas para filmar cada ação realizada. Todas as imagens captadas durante as operações ficam armazenadas no centro de tecnologia da própria Secretaria de Segurança. Os equipamentos são alugados, com recursos próprios no valor de R$ 4.062,02 mensais, incluindo as câmeras e as estações (dock stations), a chamada caixa onde diariamente são baixadas as imagens para armazenamento.

Foto: Rodrigo De Marco