Vanderlei Alves de Mesquita está há pouco mais de um mês no cargo

Desde o final do mês de agosto, a Agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine) de Bento Gonçalves está com um novo coordenador. Vanderlei Alves de Mesquita assume o cargo com alguns desafios, mas também motivado pelas ações que deverão ser realizadas ao longo dos próximos meses.

Segundo ele, alguns desafios devem ser sanados. “O primeiro deles é interligar os poderes públicos municipais e estadual, no caso o Sine, e também a iniciativa privada, que é quem oferta vagas. A segunda premissa é promover a qualificação da mão de obra, pois existem vagas abertas para mão de obra mais qualificada, ou seja, quem possui qualquer curso profissionalizante, por mais simples que seja”, revela.
Para que essas intercorrências possam ser resolvidas, ele aponta que algumas ideias já estão tomando forma. “Temos projetos que pretendemos moldar a várias mãos, com o poder público municipal e o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), promovendo cursos e incentivando que nossos usuários se qualifiquem, como, por exemplo, a conclusão do ensino médio, pois, em uma visão global do estado, só 28% dos trabalhadores das empresas possuem esse nível de estudo. O executivo já deu start nesta ação, promovendo dois cursos profissionalizantes em parceria como o Senai”, comenta.

Ele enfatiza que propostas também estão sendo elaboradas para serem efetivadas junto às instituições de ensino do município. “Estaremos implantando um projeto junto às escolas da cidade, também reafirmando um projeto com o Exército Brasileiro e teremos, ainda, um grande evento no centro de Bento com um mutirão de ofertas de vagas para a população”, considera.

Para que os bons indicadores da agência na cidade continuem em evolução, é necessário manter os pés no chão e caminhar rumo às melhorias. “Vamos procurar humanizar e qualificar a atuação do Sine no município, mantendo o que já temos com excelência, assim como buscaremos melhorar e inovas nas questões que ainda temos que aprender a evoluir. A agência de Bento já possui bons indicadores de desempenho, portanto, vamos trabalhar para mantê-los e quem sabe melhorá-los com o que queremos implantar”, conclui.

Foto: Hélio Werneck / Divulgação