Uma ação inédita no combate à dengue será realizada nesta quinta-feira, 7 de novembro, nos cemitérios Público Municipal e Nova Vicenza, em Farroupilha. A Vigilância Epidemiológica do município, em parceria com a empresa Migra Soluções em Mobilidade, utilizará um drone para pulverizar biolarvicida nas áreas externas dos cemitérios, visando eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A ação foi programada para ocorrer após o feriado de Finados, quando muitos visitantes levam vasos de flores aos túmulos, o que pode criar condições ideais para a proliferação do mosquito, caso a água fique acumulada. Segundo a Vigilância Epidemiológica, as áreas que receberão a pulverização foram identificadas como possíveis focos de acúmulo de água.
A pulverização ocorrerá em dois momentos: pela manhã no Cemitério Municipal, localizado na Rua Papa João XXIII, e à tarde no Cemitério Nova Vicenza, na Rua Domenico Fin. A aplicação do biolarvicida, que visa combater as larvas do mosquito, será realizada apenas se as condições climáticas forem favoráveis e se não houver funerais em andamento nos locais.
Tecnologia de ponta no combate ao mosquito
O drone utilizado na ação é o mesmo modelo empregado na agricultura, conforme informações da Migra Soluções em Mobilidade, empresa responsável pelo equipamento. O drone tem a capacidade de cobrir até dois hectares (20 mil metros quadrados) em apenas 10 minutos, garantindo uma aplicação rápida e eficaz do biolarvicida nas áreas de risco.
Apesar de o biolarvicida utilizado não ser tóxico para os seres humanos, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que a população não se aproxime das áreas durante a aplicação para garantir a segurança de todos. A pulverização será feita de forma estratégica, com o objetivo de alcançar áreas de difícil acesso e locais onde o acúmulo de água pode passar despercebido, como vasos e recipientes colocados nos túmulos.
Foto: Prefeitura de Farroupilha / Reprodução