O tema da pobreza menstrual está em alta nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas (ONU), define que o problema é tanto de saúde, quanto de direitos humanos. A situação ocorre quando falta condições à pessoa de comprar itens para a realização da higiene menstrual de forma adequada, como absorventes, falta de acesso à infraestrutura e serviços de saneamento básico. Este problema atinge diretamente camadas mais vulneráveis da sociedade, como pessoas de baixa renda ou em situação de rua. A situação também está ligada a evasão de adolescentes na escola, justamente pela falta de itens básicos para a higiene deste período.
O debate resultou no Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, iniciativa do Governo Federal, com o objetivo de acabar com as dificuldades da pobreza menstrual, distribuindo absorventes de forma gratuita.


Ele é voltado para pessoas de baixa renda, vulnerabilizadas, alunos de escola pública e indivíduos em situação de rua. Em Bento Gonçalves há várias farmácias credenciadas no Programa Farmácia Popular, e diversas pessoas já fizeram a retirada dos absorventes.

Quem pode participar:

Pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações:

  • Encontrar-se em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
  • Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
  • Estar em situação de rua, sem limite de renda.

Como retirar o absorvente:

A retirada pode ser feita em qualquer farmácia credenciada no Programa Farmácia Popular do Brasil desde que a pessoa cumpra os requisitos. Cada um tem direito a 40 absorventes para utilizar durante dois ciclos menstruais, no período de 56 dias. Para recebe-los são necessários dois documentos: O de identificação oficial com foto e número do CPF, ou documento de identidade que conste o cpf, e a autorização do Programa Dignidade Menstrual, disponível no aplicativo Meu Sus Digital, no próprio celular ou impressa.

Postos fixos de atendimento do Cadastro Único:

CAD I – junto ao CRAS I Ouro Verde
Rua Callisto Oreste Sganzerla, 70
3771-4243
CAD II – aubsolo do CRAS II Juventude da Enologia
Rua Luiz Giardini, 10
3055-8537
CAD III – junto ao CRAS III Vila Nova
Rua Carlos Dreher Neto, 650
3771-4222