Ampla discussão e sugestão de pedido de explicações por parte do Ministério Público é levantada na sessão
Seis matérias foram votadas na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores na segunda-feira, 7 de agosto. Cinco foram aprovadas por unanimidade e uma teve pedido de vistas acatado por todos. Tal projeto, de origem executiva, objetivava autorizar o Município a alterar o Anexo I da Lei Municipal 6.913/2022 e abrir um crédito especial no valor de R$ 1 milhão.
Ao entrar em discussão, o primeiro vereador a se manifestar foi Anderson Zanella (Progressistas) que explicou que a abertura do crédito se refere a um recurso do Ministério Público (MP) para contratação de um estudo para elaboração do novo Plano Diretor do Vale dos Vinhedos. “O Vale dos Vinhedos compreende três municípios: Monte Belo, Bento Gonçalves e Garibaldi. O que sempre pedimos aqui é que surja uma legislação que contemple o Vale como um todo. Garibaldi não assinou o documento do MP. Bento e Monte Belo assinaram. Como é que este plano vai ser conduzido?”, questionou, e complementou: “Até onde eu sei, para Bento e Monte Belo não pode construir estabelecimentos de grande porte, enquanto para Garibaldi continua liberado. Já aprovei matérias que posteriormente me arrependi. Não gostaria de cometer um erro sem entender melhor e, principalmente, sem explicar para a comunidade o que estamos aprovando”, frisou.
Zanella sugeriu convidar o MP para explicar e até fazer uma reunião dos três legislativos. “Não me sinto seguro em votar essa matéria. Nesse sentido peço vistas”, disse. O pedido foi colocado em votação, recebendo total apoio em amplo debate entre os vereadores Agostinho Petroli (MDB), Edson Biasi e Rafael Pasqualotto (Progressistas), Ari Pelicioli (Cidadania) e Rafael Fantin – Dentinho (PSD).
Outros projetos aprovados por unanimidade
– Origem Executiva, visando outorgar à Associação Água São Miguel a concessão dos serviços de abastecimento de água na Comunidade São Miguel, Distrito de São Pedro.
– Origem Executiva, visando acrescer dispositivo na Lei Municipal 5.381, que dispõe sobre o Calendário Oficial de Datas Comemorativas, com a inclusão do Abril Laranja – Prevenção contra a crueldade animal.
– Autoria do vereador Anderson Zanella, visando conceder Portaria de Louvor e Agradecimento ao Grupo Giordani pelos 30 anos de atividades da Maria Fumaça.
– Autoria do vereador Ivar Castagnetti (PDT) denominando via pública Rua Dilmar Vitório Zatt.
– Autoria da Bancada Progressista, Moção de Apoio pelo projeto do senador Luiz Carlos Heinze que define o vinho como alimento natural.
Foi votada, também, a alteração do horário da Sessão do dia 28 de agosto, para as 10h, devido à abertura da Movelsul/FIMMA, marcada para aquela data, às 14h.
Foto: Câmara Bento / Divulgação