Nos dias 10 e 11 ocorreu, em Maringá, o Sul-Brasileiro de Volêi, quando a equipe bento-gonçalvense chegou na segunda colocação
No último final de semana aconteceu o Campeonato o Sul-Brasileiro de Vôlei 2023, em Maringá, no Paraná. O evento reuniu equipes de quatro estados. Bento Gonçalves teve como representante a equipe da AABB Vôlei, se destacando na competição e alcançando a segunda colocação. Responsável pela equipe, capitão e atleta, Samoel Sulzbacher Ribeiro, diz que a jornada para obter o vice-campeonato foi árdua. “Iniciamos no regional, e passamos para o estadual com times de níveis tão bons quanto o nosso. Nesta etapa que aconteceu em Santa Cruz do Sul, nos sagramos campeões, garantindo a participação no Sul-Brasileiro, em Maringá”, conta.
Ribeiro destaca que as altas temperaturas e os fortes ventos que ocorreram durante o torneio foram prejudiciais, mas, apesar disso, elogia a conquista. “Chegamos na final, infelizmente não obtivemos o resultado que gostaríamos. As altas temperaturas e o vento nos prejudicaram muito, pois jogamos em quadras abertas e estamos acostumados com nosso clima, bem mais leve. Isso, com certeza, fez muita diferença”, revela.
Esta é a primeira vez que uma equipe do município chega até a final da competição. Para Ribeiro, isto significa uma façanha, e ele deseja mais. “Somos o primeiro quarteto misto da AABB de Bento Gonçalves a chegar na final, e ainda conquistamos o vice. Isso nos trouxe mais ânimo, para que no próximo ano possamos treinar em locais abertos e, quem sabe, chegar ao Brasileiro”, almeja.
O diferencial da equipe foi o estilo apresentado, com um esquema de jogo mais ofensivo, surpreendendo os adversários. As maiores mudanças foram no sistema de jogo. “Tínhamos um diferencial que os outros quartetos não estavam tendo, que foi utilizar três atacantes e uma levantadora. Tivemos dificuldades, pois dois de nossos atletas foram pais. Por isso reorganizamos a equipe e fomos com um atacante a menos”, diz.
A equipe quer conquistar do Campeonato Brasileiro de Vôlei, e para isso já iniciou a preparação para a disputa da competição. “Nosso foco era chegar ao Brasileiro, a última etapa seria em junho de 2024, em Salvador, mas vamos focar em organizarmos treinos em quadra aberta, com sol, chuva e calor para ter resistência e chegar a mais uma grande final. Pois, continuaremos participando dos campeonatos que surgirem ao longo deste tempo”, finaliza.