Os candidatos que desejarem concorrer a uma vaga em instituições públicas e gratuitas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), poderão utilizar a melhor nota obtida nas últimas três edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2026.
A alteração foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria divulgada no Diário Oficial da União no último dia 20 de outubro. Até então, a classificação dos candidatos era baseada exclusivamente na nota da edição mais recente do Enem. Com a nova regra, os estudantes poderão escolher o desempenho mais alto entre as três últimas provas.
Segundo o MEC, poderão participar do Sisu aqueles que não tiverem zerado a redação e que não tenham feito o exame na condição de treineiro.
A mudança marca a maior reformulação do sistema desde dezembro de 2013, quando o Ministério da Educação extinguiu o Sisu do segundo semestre.
A portaria também estabelece que, após o encerramento da convocação da lista de espera, as vagas não preenchidas poderão ser ofertadas novamente, mediante aditivo ao Termo de Adesão, para manifestação de interesse por parte dos estudantes.