No dia 10 de agosto, o Brasil celebra o Dia dos Pais, uma data que vai muito além da troca de presentes e almoços em família. A ocasião é um convite à reflexão sobre a importância da figura paterna no desenvolvimento emocional, social e afetivo das crianças e adolescentes. Ser pai, nos dias atuais, ultrapassa a ideia de provedor e se firma cada vez mais como presença ativa, participativa e amorosa.
Leandro Ferreira compreendeu o verdadeiro significado da paternidade desde cedo. Com o nascimento do filho, sua rotina e prioridades mudaram completamente. Foi ele quem apresentou o menino ao universo das motocicletas ainda pequeno. Aos cinco anos de idade, o pequeno Francisco Milesi Ferreira já dava suas primeiras voltas sob a orientação e incentivo do pai. O que começou como uma brincadeira entre os dois logo se transformou em paixão e, mais tarde, em competição.

Paixão em comum
Ferreira conta que passar seu amor ao filho é motivo de orgulho e realização. Desde cedo envolvido com o esporte, ele viu no crescimento do filho uma oportunidade de compartilhar ensinamentos, fortalecer vínculos e construir memórias juntos. Mais do que competir, para ele, trata-se de viver momentos únicos em família. “Muita alegria e satisfação, pois é mais que um esporte, é família”, comemora.
Parceria
Ferreira destaca que ele e o filho vivem intensamente essa paixão, que faz parte da rotina da família. “Todo dia estamos envolvidos, com a moto, treinando ou assistindo corridas”, frisa. Para o pai, o envolvimento diário vai além da prática esportiva: é uma forma de fortalecer os laços entre pai e filho, unindo companheirismo, disciplina e admiração mútua.
Segundo Leandro, a convivência com o filho no dia a dia das pistas é também uma oportunidade constante de aprendizado. Através do esporte, surgem lições valiosas sobre parceria, respeito e superação. “Um dos maiores aprendizados nesse esporte é a amizade construída dentro das pistas, com diversão, apesar de ser uma competição”, conta. Ferreira ressalta que o mais importante nessa jornada ao lado do filho é a construção de uma relação baseada em parceria, confiança e dedicação.

Ser exemplo
Para ele, a paternidade é passar segurança para o filho, seja dentro ou fora das pistas. “Ser pai é muito mais do que dar o sustento, é estar sempre perto para ajudar, mostrar pelo exemplo e não por palavras”, descreve.
Ferreira relata, com emoção, que a paternidade é a experiência mais significativa e transformadora que já viveu. Para ele, ser pai vai muito além de cuidar: é estar presente, ensinar, aprender e crescer junto com o filho a cada novo desafio. “Nada se compara à alegria de acompanhar de perto cada conquista dele. Acredito que tudo o que ele já vivenciou no mundo do Motocross já o faz uma criança melhor e, com nosso exemplo, vai torná-lo um adulto melhor”, afirma.