
Hoje, ocupo este espaço não para falar da segurança pública da nossa cidade, dos investimentos, das construções, das tecnologias, das campanhas em prol dos órgãos integrantes do sistema de segurança. Hoje, quero falar da peça fundamental que faz com que tudo isso tenha sentido, sem cuja presença e ação o dia a dia do cidadão se tornaria mais inseguro. Hoje, quero falar do POLICIAL.
Policial não é apenas aquele que faz parte de corporação policial, seja ela civil ou militar; são homens e mulheres que escolheram como profissão defender a sociedade, mesmo com o risco de suas próprias vidas, de lutar até o seu limite para defender alguém que sequer conhecem. É uma missão árdua que exige determinação, coragem e zelo. Policiais são pessoas como nós, contudo com uma grande diferença: escolheram fazer aquilo que a grande maioria jamais seria capaz de fazer.
Não importa se está fardado ou não, se a viatura está caracterizada ou não, o que realmente importa é o seu desejo de fazer o melhor para as pessoas que confiam em seu trabalho. Os policiais existem para edificar o bem e o justo, em um mundo em que, cada vez mais, o crime, as drogas e a maldade persistem em nos assolar.
De 2022 até 2024, no Rio Grande do Sul foram 14 policiais militares mortos em serviço, 84 policiais baleados em ocorrências policiais e 1.061 policiais agredidos no atendimento de ocorrências. E, quando um policial tomba, toda a sociedade tomba junto. A morte é decorrente do seu trabalho. Combateram o bom combate nos defendendo, cumprindo sua nobre missão.
Às vezes, exigidos como supercomputadores, devem decidir, em milésimos de segundo, se puxam ou não o gatilho — decisão cuja ação ou omissão poderá levá-los a um tribunal ou a um cemitério. Ingrata missão, mas, mesmo assim, persistem nesta caminhada, julgados da arquibancada, de uma confortável sala, onde psicólogos, sociólogos, antropólogos (sem generalizar) e outros “ólogos especialistas” ditam como ele deveria ter agido, sem nunca ter sentado na viatura, entrado em uma viela ou sentido o calor e o zunido de um projétil passando próximo à cabeça.
A Câmara Temática de Segurança do Bento+20 valoriza o trabalho dos policiais como pilares da proteção e da ordem social. Pensar no futuro da segurança pública é, antes de tudo, pensar nas condições, no respeito e no reconhecimento desses profissionais.
POLICIAL, o teu compromisso com a paz e a justiça é o que vos define verdadeiramente como o eterno guardião da sociedade. Não busqueis glórias e reconhecimento, mas sim a confiança e a tranquilidade daqueles que depositaram em você a missão de protegê-los.
Policiais Bento-Gonçalvenses, a vocês dedico minha melhor continência.