*José Paulo Iahnke Marinho
Com a escalada da violência e a criminalidade nos dias atuais, torna-se necessário e urgente os organismos de segurança adotarem medidas saneadoras que possam contribuir para a prevenção e investigação criminal.
A Inteligência artificial tem tomado espaço nas mais diversas áreas de nossa sociedade, seja ela na indústria, na saúde, no comércio, nas operações financeiras, até mesmo no nosso dia a dia. Na segurança não é diferente pois pode auxiliar os operadores principalmente na prevenção, bastando apenas “treinar” o sistema para identificar tais situações, vejamos:
Identificação de ameaças: Através do videomonitoramento, a IA pode ser programada para identificar possíveis situações de ameaça à segurança pública, e rapidamente alertar os operadores.
Sistemas de alerta: Através de um sistema a IA pode-se enviar alertas automáticos para as forças policiais, Defesa Civil e cidadãos em caso de situações de emergência, desastres naturais ou incidentes críticos.
Análise de dados Criminais: Isto pode auxiliar os gestores a estabelecer os locais de maior incidência de crimes, quais os tipos, horários e locais de maior incidência, possibilitando assim de forma rápida e precisa como empregar melhor os recursos humanos e materiais.
Investigação Criminal: A IA pode contribuir na investigação de crimes pela polícia judiciária, como o reconhecimento facial do criminoso, modus operandi, rastreamento de redes sociais devidamente autorizados.
Redução de tempo e Custo para Administração Pública: A compilação de dados de forma quase que instantânea, o videomonitoramento reduzindo a presença do Agente Policial na rua, sem prejudicar a resposta policial, a concentração de recursos nos locais de maior incidência de crimes, etc…
As questões éticas, evidentemente vem à tona quando falamos e tantas formas de identificação, de análise de dados, de monitoramento de indivíduos etc… enfim, entramos na ceara da privacidade de cada cidadão.
A observação do indivíduo através do uso de tecnologias de vigilância levantam questões sobre a proteção da privacidade dos cidadãos, ou seja, regulamentar estes processos torna-se urgentemente necessário.
Nosso município com a pujança que se expressa no cenário nacional e internacional, alavancado pelo turismo e indústria merece com certeza investimentos na segurança dos nossos cidadãos e daqueles que nos visitam, porém, a adoção de equipamentos mais modernos com maior precisão de informações e capacidade de assessorar os gestores em suas decisões através da IA passa por um processo de amadurecimento que mais cedo ou mais tarde teremos que enfrentar.
*Ten. Cel. da Brigada Militar, Ex Cmt do 3º BPAT, Ex Secretário de Segurança de Bento Gonçalves e Atual coordenador do Ct de Segurança do Bento+20