*Euclides Longhi

O setor moveleiro passou por avanços significativos nas últimas décadas, permitindo que as indústrias brasileiras, especialmente as gaúchas, ganhem cada vez mais destaque no mercado global. E assim se mantém, ano após ano, adicionando diferentes tipos de inovação às fábricas – como máquinas, sistemas, matérias-primas, design, gestão de pessoas, uso de Inteligência Artificial e muito mais.

Com robôs realizando tarefas repetitivas e complexas com alta precisão, a automação aumenta a eficiência, reduz erros e diminui o tempo de produção dos mais variados móveis. Já a impressão 3D permite a criação tanto de protótipos quanto de peças com design complexo, que seriam difíceis de produzir nos métodos tradicionais. Outro grande avanço foi a chegada da Inteligência Artificial com soluções que vão desde otimização da produção até gestão de estoque, vendas, atendimento, marketing, entre outros.

O uso de materiais sustentáveis, reciclados e recicláveis, está se tornando mais comum. Além disso, novas técnicas de fabricação reduzem o desperdício de materiais – bom para as empresas, para o planeta e para as pessoas.

A Internet das Coisas, conhecida como IoT, vem sendo integrada aos mobiliários para criar peças “inteligentes”. Sofás com controles de temperatura e iluminação e armários que monitoram inventário são bons exemplos de inovação que já existem no mercado. Outras tecnologias são a Realidade Aumentada (AR) e a Realidade Virtual (VR), que oferecem experiências imersivas e interativas aos consumidores – especialmente no e-commerce. A compra de móveis pela internet, aliás, ganhou muita força em 2020 e continua relevante para o setor.

Esses são alguns dos avanços que estão ajudando a indústria moveleira a se tornar mais eficiente, sustentável e centrada no cliente. Ao mesmo tempo, abrem novas possibilidades para otimizar criatividade, design, gestão, logística e performance.

Mas é importante lembrar que a inovação na indústria moveleira não se resume à tecnologia. É verdade que máquinas e softwares são extremamente importantes, mas não podemos esquecer que ao lado da tecnologia estão pessoas desempenhando as mais diversas funções. Tecnologia e pessoas, uma complementando a outra em prol da inovação.

É nesse contexto que destaco o trabalho dos tecnólogos em produção moveleira, profissionais essenciais para o constante desenvolvimento do setor. Tanto que, em Bento Gonçalves, 29 de julho é celebrado o Dia do Tecnólogo em Produção Moveleira. Em nome da Movergs, parabenizo a todos os tecnólogos por sua atuação!

*Presidente da Movergs e diretor da Multimóveis