Parece um sonho, mas é verdade.
A taxa de juros básica da economia brasileira chegou aos menores patamares da história: 2% ao ano. Eu disse ao ano, não ao mês, nem ao dia.
Esse país já viveu com 82,39% de inflação AO MÊS ( IPCA março de 1990). Quem viveu aquela época lembra bem das máquinas de remarcação nos supermercados trocando os preços dos produtos todos os dias. Eram 4% ao dia de inflação. Impossível acreditar que passamos por isso.
E o que isso tem a ver com você? Nada? Errado.
Uma taxa de juros mais baixa é muito bom para uma economia pois a ilusão de manter dinheiro parado no banco, na poupança, ou até mesmo em CDB termina. A ilusão desaparece.
Sim, ilusão. Quem tem dinheiro e acredita que deixá-lo lá no banco, mesmo que na poupança ou outro local, vai ficar rico, está muito enganado. Esses locais normalmente não repõem nem a inflação, ou seja, o poder de compra do dinheiro depois de um período fica menor do que antes, do que quando você colocou o dinheiro lá.
É pura sensação de ter mais dinheiro. Quando os rendimentos não alcançam nem a inflação, como o caso de agora e sempre na poupança, você tem mais Reais mas compra menos do que antes.
Os financiamentos bancários já estão com 6,95% de juros AO ANO para compra de imóveis, por exemplo. Créditos para capital de giro às empresas podem estar 7,5% ao ano, ou até menos. Não são 2% mas são bem menores hoje do que outrora. E tendem a baixar mais.
Juros baixos são bons para a economia. As pessoas colocam o dinheiro em consumo e, com isso, o mercado gira, mais renda circula, mais empregos são gerados e a economia cresce.
Vai continuar assim? Vai, por um bom tempo pois a pandemia e o consumo estão gerando toda a capacidade para que assim continue por outros meses. Até há chance de que a taxa de juros baixe ainda mais. Depende da pandemia e do desemprego.
Portanto, essa taxa de juros baixa contribui para que a realidade atual não gere problemas econômicos maiores do que já foram ocasionados nesse ano.
A ilusão desapareceu? Não totalmente mas uma taxa Selic a 2% faz muitas pessoas realmente buscarem outras formas de rendimento, mais produtivo do que dinheiro parado na falsa ilusão de um rendimento menor que a inflação.
A economia respira. Vai respirar um pouco mais agora no segundo semestre.
Pense nisso e sucesso.