Para onde caminha nossa Bento Gonçalves? Como serão nossos próximos 5, 10, 20 anos? Aumentaremos nosso IDH? A saúde e a segurança continuarão a se desenvolver? O setor moveleiro vai crescer? E o vinícola? Prosperarão as universidades, faculdades? O metal-mecânico aumentará sua participação no PIB? E o plástico? O comércio irá se expandir? E os serviços? Haverá mais parques? E o trânsito? Haverá perimetrais? O Hyperloop chegará? E o turismo? O poder público continuará trabalhando para dar condições para um maior desenvolvimento e crescimento? A educação continuará a ser inclusiva, inovadora e proponente de melhores futuros? O meio ambiente solidificará suas ações? A inovação e nossas feiras crescerão? Para onde nossa cidade se expandirá em termos de indústrias?
Há 5 anos nascia um movimento da sociedade civil em nossa cidade, representada por 27 entidades/instituições mais a prefeitura municipal, hoje chamado de Bento+20, que elaborou um dos melhores trabalhos sobre planejamento municipal já visto, o MASTERPLAN propondo planos de desenvolvimento para o futuro (www.bentomais20.com.br).
O Jornal Semanário, em atitude louvável e de construção de nosso município, abre esse espaço semanal para que participantes do Bento+20, suas entidades, organismos públicos, câmaras técnicas e líderes da cidade possam externar planos, ideias e objetivos para apresentação e debate plural de ações para o futuro.
A TRIBUNA DO BENTO+20 nasce com o propósito de informar, lembrar e ajudar na construção de nossa cidade trazendo opiniões, ações em construção, assuntos simples e espinhosos para que nossa sociedade local possa se debruçar mais diretamente sobre grandes temas de futuro. O foco não é resolver questões pontuais do hoje, mas sempre falar do amanhã.
Afinal, a Bento do futuro tem que responder a essas perguntas acima e todas as outras que existem ou existirão. Muitas respostas já estão no Masterplan. E isso será feito com nossa cidade compreendendo mais e mais que o futuro se faz com planejamento, ações conjuntas e propósitos concretos.
A Bento do futuro precisa continuar a ser construída por todos nós, juntos.