Foram três convenções partidárias realizadas ao longo do último sábado, 5, tendo por local a Câmara de Vereadores de Bento, todas de partidos que integram a coligação da situação
O sábado que passou foi movimentado no âmbito da política pelo menos para três partidos de Bento, visando às eleições municipais de 15 de novembro que vem. A Câmara de Vereadores foi o palco das convenções que definiram candidatos majoritários e proporcionais, dando a largada na disputa pela principal sala da casa amarela, sede da Prefeitura. Pela manhã, o partido Progressistas fez sua convenção, confirmando a coligação com os tucanos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e os integrantes do Republicanos. Além disso, aprovaram por aclamação o nome do vereador Amarildo Lucatelli – do partido do prefeito Guilherme Pasin – como candidato à vice-prefeito na composição com os socialistas do cabeça de chapa Diogo Segabinazzi Siqueira.
O próprio PSDB fez sua convenção na parte da tarde e o Republicanos encerrou a maratona, com um encontro quase no final do dia-começo da noite. As convenções trouxeram a Bento o deputado estadual Matheus Wesp, presidente estadual do PSDB, e o deputado Carlos Gomes, atual vice-líder do Republicanos na Câmara Federal. Os encontros ainda serviram para indicar os 58 candidatos das três siglas para a Câmara de Veredores, sendo 22 pelo Progressistas, 17 do PSDB e 19 representantes do Republicanos. Todas as convenções de sábado tiveram as presenças do prefeito Pasin e seu vice, Aido José Bertuol, além dos candidatos majoritários lançados pela coalizão “Gente que faz Bento”, Diogo Siqueira, para a chefia do Executivo, e Amarildo Lucatelli, como vice.
“Não existe eleição ganha”
O partido Progressistas, da situação no comando do Executivo, não teve dúvidas na hora de aprovar a coligação com o PSDB e ceder a cabeça de chapa aos tucanos, indicando o candidato a vice o atual vereador Amarildo Lucatelli. Para a chefia da prefeitura, os Progressistas já estão em campanha para que o ex-prefeito de Santa Tereza, por duas vezes, e secretário municipal da Saúde de Bento Gonçalves nos últimos três anos e meio, Diogo Segabinazzi Siqueira, seja o eleito em novembro. A convenção foi comandada pelo presidente da Executiva, José Perizzolo.
O prefeito e presidente de honra da Sigla, Guilherme Pasin, explicou o fato de o partido ceder a candidatura majoritária ao PSDB dizendo que “o governo precisa de renovação, de alternância”. E completou afirmando que o poder Executivo precisa representar “todas as facetas políticas do município”, além do quê, “manter palavra é um pressuposto que não se questiona. Quando os nomes que se apresentam demonstram que têm credenciais, a gente tem a liberdade de dizer que o Executivo não é um feudo, de um único partido”.
Tanto o representante do Progressista na chapa, Amarildo Lucatelli, quanto o tucano Diogo Siqueira, apelaram em seus discursos pela unidade dos simpatizantes de ambas as siglas e pediram o máximo esforço também dos candidatos à Câmara para que lutem por cada voto em todos os cantos do município. “Não existe eleição ganha. O vencedor a gente só vai saber quem é quando o último voto estiver contado. Até lá, nós vamos precisar de todo apoio, todo esforço possível, de cada um e cada uma daqueles que estão conosco”, ressalta.
Amarildo Lucatelli falou de seu histórico político como ex-secretário e vereador em segundo mandato, e da sua preocupação com as camadas mais populares. O vice-prefeito atual, Aido Bertuol, foi outro que conclamou a militância a trabalhar pela eleição de Siqueira e Amarildo. “Não tem carreira ganha, é preciso muita luta”, destacou.
“Esta candidatura é um marco para os tucanos”
O presidente estadual do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o deputado Matheus Wesp, vibrou com a confirmação de Diogo Siqueira como candidato a prefeito numa chapa completada pelo Progressistas, tendo o vereador Amarildo Lucatelli como vice e com o apoio, também, da sigla do Republicanos. “Esse é o momento para o protagonismo tucano na Serra Gaúcha”, disse West, acrescentando que a sigla tem 76 candidaturas majoritárias nos 479 municípios gaúchos. “Ter aqui uma gestão tucana é algo muito representativo e importante porque Bento Gonçalves é uma grande cidade sob vários aspectos, cultural, econômico e político. Para nós, do PSDB, é um marco na história do partido”, afirmou o deputado-presidente depois da convenção. Em casa, o candidato Diogo relembrou sua história desde a mudança de Joaçaba, em Santa Catarina, para o Rio Grande do Sul, até chegar ao comando da secretaria municipal da Saúde de Bento Gonçalves depois de passar pelo curso superior em Odontologia e ser prefeito por duas vezes em Santa Tereza.
“Esta aliança é um alicerce para o futuro”
As candidaturas de Diogo Siqueira, para prefeito, do PSDB, e Amarildo Lucatelli, para vice, pelo Progressistas, foram referendadas também pelos convencionais do Partido Republicanos na última convenção de sábado na Câmara de Vereradores. Representantes das executivas do Progressistas e do PSDB estiveram na reunião comandada pela presidente Aline Poder e que contou com a presença do deputado federal pela sigla, Carlos Gomes. O parlamentar comentou, após o encontro, que o apoio às candidaturas tucana e progressista tem a finalidade “de dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo feito em Bento Gonçalves. Isso torna o nosso partido protagonista destes bons momentos e alicerça nossas bases com vistas ao futuro”, comentou. O partido também anunciou seus 19 candidatos ao Legislativo de Bento.
Os candidatos
Quem é Diogo
Nasceu em Joaçaba, Santa Catrina, em 29 de agosto de 1979. Ainda criança foi levado pelos pais para Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Em 2002 mudou-se para Bento, recém-formado em Odontologia pela UFRGS. Prefeito de Santa Tereza por dois mandatos (2008/2012-2013/2016) e presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). Em 2017 assumiu como secretário municipal da Saúde de Bento, onde ficou até o começo de junho passado. É casado com a professora Cláudia Remus há 11 anos e pai de Martina, cinco anos.
Quem é Amarildo
Nasceu em Bento Gonçalves em 16 de abril de 1966 – 54 anos – filho de agricultores do distrito de Tuiuty. Pequeno empresário do comércio e indústria, foi subprefeito de Tuiuty e secretário adjunto do Meio Ambiente e de Governo. Suplente de vereador, assumiu uma cadeira entre 2001 e 2004, e retornou ao Legislativo em 2017. Neste meio tempo também foi secretário municipal de Viação e Obras Públicas. Envolvido em ações comunitárias, foi vice-presidente do Clube Esportivo Bento Gonçalves. Casado com Idones Rosin Lucatelli, é pai de Ana Carolina Lucatelli.
Fotos: Silvestre Santos