As 49 praças do município são locais arborizados, que além de proporcionar lazer à comunidade, auxiliam na preservação do meio ambiente

Espaços públicos criados com o objetivo de proporcionar lazer e bem-estar da população são fundamentais para o município. Visando a qualidade de vida e o turismo, as 49 praças de Bento Gonçalves são locais arborizados, que auxiliam na preservação do meio ambiente, onde é possível manter o contato com a natureza de forma gratuita.

O plantio de novas árvores é uma prática que o município tem, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMAM), para manter as características naturais necessárias em praças e locais públicos.

De acordo com o secretário da SMMAM, Claudiomiro Dias, as mudas são plantadas com acompanhamento técnico, para que não aconteça de forma inadequada ou com plantas que não vão se adaptar ao ambiente. “O plantio é feito conforme a necessidade. Se for uma praça nova, são escolhidas espécies de porte adequado ao tamanho da mesma, que proporcionem sombra”, afirma.

Além disso, em locais que a vegetação já é estabelecida, é possível que haja diversificações para benefício do local. “Em casos de necessidade de substituição de exemplares em senescência (árvores antigas) e risco de queda, são plantadas espécies nativas ornamentais e frutíferas para alimentação da fauna”, explica o secretário.

Praça Via del Vino

Segundo dados da Secretaria, as maiores praças de Bento são a Dr. Vico Barbieri e Centenário, localizadas no Centro; Parque das Nascentes Chico Mendes, no bairro Fátima; Antônio Fianco Casagrande, no Progresso e Achyles Mincarone, a praça da Igreja São Bento, no São Bento.

A manutenção dos espaços é responsabilidade da prefeitura, mas aos cidadãos fica a função de preservar o que é público, para que outras pessoas também possam usufruir dos benefícios. “A limpeza e conservação é feita pelo município, cabe à comunidade manter a limpeza e cuidar dos brinquedos e equipamentos. Muitas vezes as associações dos bairros contribuem com as melhorias”, destaca Dias.

Projetos incentivam o plantio de mudas de árvores

Para a plantação nesses espaços, as espécies nativas são preferência, por terem mais probabilidades de melhor desenvolvimento. “Podem ser de pequeno, médio e grande porte. Alguns exemplos: cerejeira, chal-chal, guabiju, ipê amarelo, ipê ouro, ipê branco, jacarandá, louro, pau-ferro, pitangueira, tarumã preta e tibouchina”, afirma Dias.

De acordo com a responsável pelo plantio de árvores em espaços públicos, Rejane Lazarotto, em 2019 foram plantadas árvores em escolas municipais. “Tinham várias que necessitavam, escolas novas que não tinham sombra, nem arborização, algumas com árvores antigas. Durante o processo a gente chamava as crianças para acompanhar e o técnico dava explicações”, explica.

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, as praças mais frequentadas em Bento são a Via del Vino, Walter Galassi, Bartholomeu Tacchini, Centenário, Dr. Vico Barbieri, Padre Rui Lorenzi, Achyles Mincarone, Parque das Nascentes Chico Mendes e Praça da Igreja.

A praça Achyles Mincarone também é chamada de “Praça da Igreja Redonda”

Para saber

Desde janeiro de 2009, o projeto Florescendo para a Vida tem trazido benefícios para o meio ambiente em Bento Gonçalves, incentivando os pais de crianças recém-nascidas a plantarem uma muda de árvore.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Hospital Tachinni, que distribuem a planta para as famílias, que podem acompanhar o crescimento em paralelo ao desenvolvimento da criança.

Caso os pais tqueiram participar do Projeto, mas não disponham de espaço físico para o plantio da árvore, o município faa o plantio da árvore para o bebê em via pública.

Para celebrar o nascimento e ao completar seu primeiro aniversário, os pais da criança recebem um cartão de felicitações, assinado pelo Prefeito.

Importante

Os pulmões verdes da cidade, como são chamados os ambientes com grande quantidade de vegetação, não são apenas as praças. Há também áreas de preservação, como a reserva biológica Dárvin João Geremia, no bairro Fenavinho, o Jardim Botânico, no Distrito de São Pedro, além de áreas verdes de loteamentos.

Fotos: Cleunice Pellenz