Projeto disponibiliza suporte psicológico e espiritual, além de dar amparo a idosos e pacientes com Covid-19 com saídas externas para locais como mercado, farmácia ou médico. Auxílio a famílias em necessidades básicas também é ofertado

A perda do emprego ou de um ente querido, a pausa no convívio social, a brusca transformação de rotina ou tantos outros motivos que a pandemia do coronavírus impôs na vida de diversas pessoas mundo a fora, fez do desequilíbrio psicológico um dos efeitos colaterais em comum sentido por muitos. Com o objetivo de minimizar as consequências negativas e principalmente promover a saúde mental e espiritual, foi criado pelos movimentos da Igreja Católica, o Projeto Disque Ajuda.

Lançado no dia 14 de julho deste ano, pela Diocese de Caxias do Sul, a iniciativa visa auxiliar as pessoas nas necessidades mais urgentes que surgirem em decorrência do coronavírus. “É uma resposta de solidariedade da Igreja perante quem necessita de ajuda neste momento”, define uma das voluntárias, Érica Bellé, 23 anos.

Ligando para os telefones (54) 98131-2110 ou (54) 99241-3238, além do apoio psicológico, as pessoas também podem solicitar amparo espiritual por meio de orações, ajuda aos idosos com saídas externas para locais como: mercado, farmácia ou médico. Auxílio em necessidades básicas para as famílias carentes também é oferecido. Os moradores de Bento Gonçalves já podem utilizar o serviço, que está ativo de segunda a sexta-feira, entre às 8h e 18h.

Como funciona

Na prática, a ação conta com uma equipe de seis psicólogas que estão à disposição para fazer uma escuta profissional. Os números informados são da central de atendimento, que recebe as chamadas de todos os municípios da região. Depois, as demandas são encaminhadas para os grupos presentes em cada cidade. “Após a pessoa ser atendida na central, o número será repassado para a psicóloga que entrará em contato com o solicitante”, explica Érica.

Cada ponto de apoio do projeto tem particularidades diferentes, segundo a voluntária. O apoio espiritual é direcionado as pessoas que estão desanimadas ou sozinhas e precisam escutar uma palavra de ânimo, uma oração ou então deixar o nome para que a equipe de apoio reze por ela.

As pessoas da terceira idade podem receber auxílio quando precisam ir às ruas para comprar algo no mercado ou farmácia, por exemplo. “No telefonema, o idoso receberá uma senha que será um versículo bíblico e o voluntário fará a saída externa solicitada”, esclarece Érica.

O serviço também ajuda famílias que precisam de alimentos, produtos de higiene e limpeza, fraldas infantis ou geriátricas, gás de cozinha, entre outras demandas que, sendo solicitadas, poderão ser atendidas.

Expectativa

A voluntária destaca que as perspectivas para o projeto são muito positivas, já que, segundo ela, “o Dique Ajuda vai ao encontro das necessidades de muitas pessoas e famílias que precisam desta partilha e apoio, tanto material como espiritual e psicológico em nosso município”, destaca. Além disso, “os movimentos presentes em Bento Gonçalves estão organizados e com voluntários disponíveis para auxiliar no projeto”, finaliza.

Suporte para profissionais da saúde

Pensando na saúde mental dos profissionais da saúde que trabalham diretamente no combate ao coronavírus, o Ministério da Saúde e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) está prestando serviços de teleconsulta psicológica por meio de uma central de atendimento.

De âmbito nacional, o Projeto TelePsi é formado por 36 profissionais de psicologia e psiquiatria, que foram selecionados por edital e capacitados para realizar esse trabalho. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h pelo 0800 644 6543 (opção 4). A primeira ligação é para cadastro e avaliação.

Iniciado em março e com previsão inicial de funcionar até setembro deste ano, o projeto, de âmbito nacional, contou com investimento federal de R$2,3 milhões. A iniciativa é um reconhecimento da necessidade de apoiar os trabalhadores que convivem diariamente com o risco elevado de contaminação e que devido ao trabalho intenso, podem desenvolver ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo, entre outros.

O canal é destinado a todos os profissionais das 14 categorias da saúde que atuam nos atendimentos relacionados à Covid-19 e que sintam necessidade de suporte, tais como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos.

Na prática:

As teleconsultas são feitas por videochamadas e no primeiro contato, após uma avaliação, o profissional vai escolher a melhor abordagem e tratamento para o paciente. Quem for identificado com potencial de risco ou sintomas muito intensos, será encaminhados para uma avaliação psiquiátrica. Caso haja necessidade de medicação, o paciente será encaminhado para uma rede de saúde local.