Consórcio formado por empresas de São Paulo e Rio de Janeiro foi contratado pela Prefeitura para construção da travessia subterrânea na BR-470. Prazo da obra é de oito meses a contar da Ordem de Serviço
Até março do ano que vem os motoristas que diariamente necessitam cruzar a BR-470 em direção à avenida São Roque ou, em sentido contrário, para o bairro São João, poderão usar o túnel sob a rodovia que já deverá estar pronto, aumentando a segurança de pedestres e condutores e reduzindo o tempo de deslocamento, hoje prejudicado pelo fluxo diário de cerca de oito mil veículos, no local. A expectativa de que em março a obra seja entregue aos usuários é resultado dos oito meses de prazo para sua execução que começam a contar na data da assinatura da ordem de serviço, pela Prefeitura de Bento, o que deve acontecer ainda este mês.
O trabalho vai ser realizado pelo Consórcio Túnel Bento Gonçalves, formado pelas empresas Engedal e Continental, respectivamente com sedes em São José (Santa Catarina) e Rio de Janeiro (capital). O custo do túnel ficou em R$ 9.594.925,27, dinheiro obtido pela municipalidade no programa Finisa, uma modalidade de apoio financeiro da Caixa Econômica Federal para que os municípios possam realizar obras estruturais. A assinatura do contrato entre município e o Consórcio Túnel Bento foi realizado na quarta, 1º.
O projeto executivo da obra foi apresentado pela diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer. No detalhamento do projeto, Melissa confirmou que o túnel vai ter 5,5 metros de profundidade com duas pistas destinadas ao tráfego de veículos, uma em cada sentido e com quatro metros cada, além passeio destinados aos pedestres em ambos os lados. Deverão ser escavados aproximadamente 30 mil metros cúbicos de terra, o que corresponde a três mil viagens com caminhões, e serão necessários 1.958,33 metros cúbicos de concreto, ou cerca de 280 caminhões.